O Segundo Sol ~ Análise Musical

postado em: Cotidiano, Mistérios, Música | 124

 

Para então começarmos a análise musical, não custa nada colocar a letra, na íntegra. Se quiser também curtir a música, que fique a vontade.

Quando o segundo sol chegar
Para realinhar as órbitas dos planetas
Derrubando com assombro exemplar
O que os astrônomos diriam se tratar
De um outro cometa

Não digo que não me surpreendi
Antes que eu visse, você disse
E eu não pude acreditar

Mas você pode ter certeza
Que seu telefone irá tocar
Em sua nova casa
Que abriga agora a trilha
Incluída nessa minha conversão

Eu só queria te contar
Que eu fui lá fora e vi dois
sóis num dia
E a vida que ardia
Sem explicação

Explicação, não tem explicação
Explicação, sem explicação
Explicação, não tem
Não tem explicação
Explicação, não tem
Explicação, não tem
Não tem

___________________
© Nando Reis. Todos os direitos reservados

Depois de viajar nesta música, vamos fazer a primeira pergunta: O que será esse segundo sol? O amor? A nova esperança para o mundo? Uma nova ordem política? Seja qual for, é algo maravilhoso que faz mudar tudo que era certo e calculado se tornar relativo e fazer uma nova vida arder, que muita das vezes não tem explicação alguma. Vamos a explicação estrofe por estrofe.

 

A primeira estrofe é meio para se confundir, mas o sentido desta estrofe é completamente figurado (ou não) envolvendo um fenômeno cósmico com efeitos fascinantes. A primeira impressão para o ouvinte desta música, é que há uma esperança da chegada do novo sol, da nova terra que há de vir. O sol onde não haverá sombra alguma para se destacar. Já leu o Apocalipse? Os dois últimos capítulos deste livro retratam exatamente essa primeira estrofe, bem como a escritura em Mateus capítulo 24, em que Jesus fala sobre o fim dos tempos. O novo sol irá sim, causar uma mudança radical. Sobre os astrônomos se tratarem de um outro cometa, isso retrata claramente a descrença das pessoas que não vigiam e nem se preocupam com o futuro de suas vidas, como o próprio Jesus disse no final de Mateus capítulo 24: “Vigiai e orai…”

 

Vamos então para segunda estrofe: seria então a continuação daquela história do astrônomo se tratando de outro cometa. A mudança será tão fora do comum de uma maneira jamais vista, que realmente é inacreditável. O que o homem ainda não imaginou, irá de acontecer logo após a chegada do segundo sol, causando uma revolução sem igual, que nem mesmo vendo parece ser real.

 

O mesmo acontece no começo da terceira estrofe, mas os versos seguintes falam de uma coisa muito interessante: “Em sua nova casa que abriga agora a trilha incluída nessa minha conversão”, estes versos incluídos a primeira estrofe são os termos-chaves para o entendimento de toda música. Uma comunidade do orkut afirma ser a constelação da Capela, mas talvez o que o Nando Reis quis dizer nesta música é que depois desta revolução jamais vista, nada será como era antes. Não há como imaginar como será a vida depois desta chegada deste segundo sol para realinha as órbitas dos planetas, ou seja, como será de nós depois do Apocalipse. Sobre a conversão citada no final da estrofe, seria uma maneira de expressar que devemos largar tudo (até nós mesmos) e deixar esquecidos no passado, ou seja, antes da chegada do segundo sol.

 

As duas últimas estrofes revela que a presença de dois sóis dará muito mais vida do que é agora. Essa ardência da vida será tão intensa que não há como haver explicação do fato fantástico. Existe a segunda interpretação desta música. Alguns acham que o Segundo Sol seja o amor. Dentro de alguns dias estarei enviando a análise musical baseada nesta intepretação. Bom, já comecei a análise musical já com a música complicada de entender. Espero que isso seja o suficiente para ajudar vocês.
Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de