Comentar, Comentar e Comentar!

Em tempos que a WEB 2.0 impera no ambiente tecnológico, onde o foco é compartilhamento de informações, os comentários estão cada vez mais importantes em sistema de informação. Graças a eles, é possível que os administradores dos websites e blogs verem as tendências de seu público-alvo e com isso, melhorar o seu conteúdo. Toda essa brincadeira, é claro, começou no mundo da blogosfera (blogs e fotologs) e  hoje está presente em quase todos os tipos de sistema, como portal de notícias, compartilhamento de arquivos, sites "cartões de visitas" e até mesmo em documentação e tutoriais de softwares e ferramentas de desenvolvimento como biblioteca de classes.

É verdade que as enquetes são importantes, assim como Google Analytics através de palavras-chave, mas nada mais viável e mais emocionante (eu diria) do que os comentários, pois é através dos comentários que você verá a reação "imediata" do público que acessa o seu site ou blog e terá uma idéia mais ampla e mais definida sobre a avaliação do texto. Com toda certeza, quando você publica um conteúdo, sempre você irá se perguntar: "Será que o pessoal vai gostar?" ou "O que será que eles vão achar deste conteúdo?" ou então "Que tipo de repercussão este conteúdo vai provocar?". Respostas à essas perguntas, com certeza você irá encontrar nos comentários e não nas enquetes ou em relatório de estatísticas.

Ainda existem pessoas e/ou empresas que preferem manter o canal de sugestões (geralmente na página "Fale Conosco") para que o internauta possa enviar seus elogios, críticas dúvidas, reclamações e sugestões relacionados à o que esta página está oferecendo, seja um produto, um serviço ou até mesmo uma informação e entretenimento. Isso também é válido, mas os comentários dão idéia de que os "donos" de seus respectivos sites sejam transparentes de "mente aberta", como costumam dizer.

É claro que também infelizmente existem pessoas que fazem vandalismos com comentários, colocando ofensas e xingamentos, podendo até prejudicar a imagem de quem mantém o sistema ou o blog, mas isto é um assunto para outro post. Mas aqui, deixo a mensagem de que é possível mudar o mundo, através de comentários, pois estamos contribuindo para uma internet melhor e em consequência disso, uma vida mais humana e mais digna.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de