Como Fazer o Currículo?

postado em: Mercado de Trabalho | 0
Esqueça tudo que você escutou por aí sobre currículos. Segue neste tópico, itens indispensáveis para fazer qualquer agente de RH babar no teu currículo. Só por curiosidade, o currículo vem do latim curriculum vitae, que significa curso da vida. Ele é o documento em que você se apresenta para a empresa. Em primeiro lugar, tenha em mente que não vai ser contratado pelo currículo, mas que seja necessariamente para o contrato pessoal e importnate ferramenta para o seu próprio marketing. Lembre-se também que o currículo seja o espelho da sua personalidade.

Por fim, o currículo deve ser bem leve, claro e objetivo e procurar ao máximo ocupar no máximo uma página. O currículo deve ser digitado no computador e ser bem estético. Nada de colocar o curriculum vitae como título, pois isto está bastante ultrapassado. Foto 3×4 e pretensão salarial, somente se for solicitado pela empresa e nunca coloque figurinhas, desenhos, decoreções, perfumes, purpurinas, brilho e afins. As letras devem ser pretas e as fontes de preferência, dê ao Arial, Verdana, Tahoma e Helvetica. Vamos agora para as etapas:

Dados Pessoais: É a parte obrigatória do currículo, onde se deve colocar o seu nome, endereço, CEP, telefone, correio eletrônico e data de nascimento. Seja o mais breve possível. O segundo grupo é opcional, que são os dados referentes à nacionalidade, naturalidade, estado civil e filiação. Não coloque mais nenhum item além destes que foram citados, a não ser que seja solicitado pela empresa. Caso esteja concorrendo para vaga de modelo, ator, segurança e afins, deve-se colocar o peso e a altura.

Documentação: Coloque apenas se for solicitado pela empresa. Fora isso, evite de ficar colocando dados quanto a documentação.

Escolaridade: Deve-se informar a escolaridade que você tem. Não é obrigado colocar o nome da instituição educacional.

Experiência Profissional: Informe-se o nome da empresa, o cargo e o período (data de entrada e saída). Também pode citar as atividades e ainda os benefícios feitos pela empresa, reforçando o seu marketing pessoal. Coloque-se no máximo quatro experiência.

Cursos Complementares: Caso tenha feito um curso, informe. O curso deve ter a relação com o emprego que está procurando. Se estiver por exemplo, procurando o emprego de Analista de Sistemas, deve colocar os cursos relativos a área (Oracle, C++, Java, HTML) e não Corte e Costura, Karatê, etc.

Objetivo: Não é obrigatório colocar no currículo, mas é sempre bom ressaltar a sua visão relacionado com o mercado.

Área de Interesse: Também não é obrigatório, mas é importante ressaltar as áreas que deseja trabalhar, reforçando a idéia dada no Objetivo.

Habilidades: Fator decisivo em muitos processos seletivos. Nele você informa que habilidades você possui. Se possui domínio em algo ou noções…

Idiomas: Não é obrigatório, mas é importante infomar as noções de idiomas estrangeiros, especialmente o inglês.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de