Dúvidas Sobre Pretensão Salarial

postado em: Mercado de Trabalho | 0
Andei danho olhada no meu Google Analytics e a palavra mais pesquisada, é sobre a preensão salarial, que realmente está dando dor de cabeça de muita dor de cabeça em quem está querendo crescer na carreira. Para determinar a sua pretensão salarial, você deve pensar na margem de 10% a 20% para mais ou para menos sobre o salário do último trabalho que você fez no mesmo cargo e no mesmo nível hierárquico. Se for para o cargo superior, você deve pensar em até 20% a 40% para mais e se for para o cargo diferente do teu, somente pesquisando a média salarial do cargo que procura.

Outro fator para determinar a pretensão salarial, é o teu nível de conhecimento. Vamos por um exemplo, mas exdrúxulo, e um pouco exagerado: Suponha que você fez a faculdade de Engenharia Civil na Universidade Oxford e pretende concorrer a um cargo para vendedor de um shopping, qual seria tua pretensão salarial? Será superior a de uma pessoa que tem apenas o ensino fundamental? Sim e não. Se não entendeu, eu vou contar em parábolas: você usaria o avião supersônico para ir da tua casa até o teu bairro vizinho, ou até mesmo à padaria da mesma rua que tu mora? Ou você usaria o guindaste para erguer apenas um relógio de parede? Obviamente que não. Você realmente não teria coragem de se desvalorizar desta forma. Se você investiu para ser o grande Engenheiro Civil, você vai procurar ter que correr atrás para ser o Engenheiro Civil e não como vendedor de shopping, o que está sendo cada vez mais comum nos dias de hoje, já que muitas empresas não valorizam o sacrifício que as pessoas tiveram para ter aquele diploma. Cá entre nós: a faculdade de Engenharia dura 5 anos e tem muita matemática. O cara vai pasa cinco anos de noites perdidas, por causa de estudos, para ser vendedor de loja. Realmente é uma humiliação.

Voltando ao assunto, quanto mais onhecimento adquirido, maior é a pretensão salarial. Outro meio é ir ao Google e pesquisar a média salarial de diversos cargos. É mais provável que você encontre nos sites de sindicatos das profissões que você quer exercer ou no SEBRAE ou até mesmo em sites de RH e também os sites que cadastram currículos. O importante de tudo é o teu crescimento profissional e o desenvolvimento do excelente currículo ao longo da carreira. Se quiser ver sobre como elaborar o currículo,clique aqui. Mas por favor, deixem seus comentários!
Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de