Internet com Moderação

postado em: Inclusão Digital | 0
O que a cerveja e a internet têm em comum? Muita coisa! Se você tomar no máximo duas garrafas de cerveja ou até quatro horas na internet com intervalos de no mínimo quinze minutos, você estará livre de qualquer vício. Existem pessoas que são dependentes da cerveja que gastam quase todo o seu salário com ela. O mesmo poderemos dizer das pessoas que ficam vinte e quatro horas conectados a internet e não saem da tela do computador nem pra fazer um lanchinho. Foi como o caso de um internauta que morreu de fraqueza, após ficar 36 horas conectado na internet sem parar e comendo apenas besteiras. Só saía de lá para ir ao banheiro.

Agora com a ascensão da Internet Móvel (WAP, Wi-Fi, GPRS, etc), as coisas ficam cada vez mais difíceis de se controlar e as pessoas passam a se isolar no convívio social, fazendo que se deixem de se dedicar a família, amigos e às coisas boas da vida. O resultado disso é guerrinhas em sites de relacionamentos (como Orkut, por exemplo), futilidades desnecessárias, prejudicando ainda, a vida de outras pessoas. Já escutei falar de pessoas que são super-magrelas e tem olhos inchados e vermelhos de tanto navegar na internet, pois não se alimentam direito e sem falar da influência que a tela do monitor causa aos olhos.

Lembre-se de organizar a sua vida e o seu tempo. Controle a sua ânsia de ficar clicando e a sua curiosidade. Cá entre nós: se o termo blogosfera está chegando pra ficar, é bom se preocupar focar em algo que você realmente procura e deixe o mouse mais calmo. Por exemplo: se você vai acessar a internet apenas para ver o saldo da tua conta corrente, vá ao banco on line veja o saldo e faça o logout. Tudo bem que o banco passa o link sobre serviços atraentes, como fundo de capitalização e empréstimos sedutores, idenpendente de precisar ou não, não clica. Se precisar, deixe isso para outro momento. Com isso, vai causar menor danos por causa do seu impulso e cumpre uma boa lição de economia. Use a comodidade ao seu favor e não dependa exclusivamente dele.

Outro exemplo: Se você vai acessar a internet apenas para ler e-mails, leia somente os necessários e elimine os SPAMs. Existem provedores sérios que protegem o usuário do SPAM como UOL, Yahoo, Terra e Google. Mais dicas sobre como combater o SPAM, clique aqui e aqui. Caso você tenha problemas com isso, utilize o leitor de e-mails off-line para poderem ser baixados, livre de banners, e tenha mais controle sobre as mensagens indesejadas, ou melhor, nunca leia estas mensagens. Se for no caso de notícias e tiver problemas com isso, existem diversos softwares agregadores de RSS, que é uma ferramenta que está presente na grande maioria dos sites de notícias e até mesmo em blogs como esse. Procure na internet, apenas o necessário. Futilidades e afins, deixa para quando tiver um ótimo tempo livre e não tiver como usar este tempo livre para dar um passeio no parque, ir a praia, a festa…
Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de