Bom, para se ter um blog, principalmente quando quer ter um de boa qualidade, é preciso sim ter uma filosofia e estilo de vida, logo, vou apresentar o meu. Minha ideologia é independente de partidos políticos ou de qualquer outra instituição secular ou não. embora seja influenciada por pessoas que pertencem ou pertenceram a essas mesma instituições. Também não vou falar de características inerentes à minha personalidade, apesar que tenha a ver um pouco com estilo de vida. Mas a minha personalidade, assim como da maioria das pessoas livres e independentes, são mutáveis e se adaptam de acordo com o tempo e a maturidade. Aqui também vamos falar de princípios.

Princípios

Sobre Pensamento Social, Cultura, Costumes, Tradições e Morais

O Baú do Valentim entende que a família é base e a célula fundamental da sociedade e isso será defendido abertamente neste blog. Todos tem liberdade à forma de se relacionar, seja um namoro ou casamento de forma tradicional (monogamia), bem como outras formas. Em nenhum momento levantamos a bandeira contra formas não convencionais de relacionamentos. Não temos nenhum preconceito sobre orientação sexual do indivíduo, filosofia, dentro outros, pois é importante que seja respeitada a essência do indivíduo. Intolerância sobre a orientação social, cultura, religião, ou o local onde o indivíduo nasceu jamais será permitido nos textos do Baú do Valentim.

Entretanto o autor entende que existe a chamada Ditadura do Politicamente Correto, onde muitos tem poder de assumir o papel de juízes e policiais, etc. Não apoiamos este tipo de comportamento, como forma de impor pensamento de certas minorias à grande maioria. É importante admitir que o pensamento social não é homogêneo e não tem essa de que todos tem de pensar de forma igual. Se todos pensassem de forma igual, a vida seria chata e eternamente sem graça, pois a grande sacada da vida e da sociedade é que cada um tenha seu pensamento e que o mesmo pensamento seja livre, mesmo que este concorde com o que está escrito neste blog ou não.

Sobre Religiões, Crenças e Entidades Religiosas

É imprescindível que haja respeito a todas as religiões, crenças e entidades religiosas independente de qual seja, desde que a mesma promova o amor, a paz e a harmonia entre os seres humanos, conduzindo para a felicidade e o amor ao próximo, jamais promovendo ódio entre as religiões, crenças e fé alheia. O Baú do Valentim reserva em ter a liberdade para falar sobre Deus, uma divindade e até mesmo sobre as doutrinas religiosas que a seguem, sempre mantendo o respeito e a imparcialidade. Em nenhum momento este site/blog será utilizado para fazer ataques à crenças religiosas, mas não ficará omisso diante de desvio de conduta e moral (com a visão ecumênica) com justificativa de ser em nome de uma divindade ou da doutrina religiosa.

O Baú do Valentim sempre trabalhará com a visão ecumênica, não ficando preso a uma única doutrina religiosa. O autor e seus colabores tem total liberdade para falar de sua fé em particular, não importando qual religião é professada. Nós acreditamos em coexistência religiosa e no respeito entre as religiões, pois cremos que os grandes mentores religiosos (Jesus Cristo, Buda, Maomé e outros) sempre pregaram isso enquanto estiveram aqui de passagem.

O Baú do Valentim não é local para se fazer proselitismo religioso e não fará nenhum convite para participar de uma determinada igreja ou entidade religiosa, mantendo a imparcialidade religiosa. O debate religioso será sempre para promover a maior compreensão para natureza humana e divina, especialmente, jamais para mostrar que uma igreja é melhor que a outra ou coisa parecida. Podem haver algumas críticas a uma determinada religião, mas não significa que está havendo uma certa intolerância religiosa. Não existe religião perfeita, pois aliás somos imperfeitos em busca e algo maior e imperfeito.

Sobre Governo e Política

O Baú do Valentim não é associado a nenhum partido político, sindicato e organizações não-governamentais e movimentos sociais financiados pelos políticos e jamais, em hipótese alguma, irá se associar a nenhum partido político ou movimento social, ligados e/ou financiados pelos mesmos partidos políticos, ainda que estes movimentos sociais sejam sustentados e financiados por um único político em particular. O autor do Baú do Valentim, bem como seus colaboradores, se comprometem em ser neutros a respeito de pensamento político, portanto, não significa que ficaremos omissos a respeito dos descasos políticos e não falar de política neste site. Como todo e qualquer cidadão, reservamos o nosso direito de mostrar o que é bom e o que é ruim de um determinado governo, não significando que o autor e os seus colaboradores sejam membros de um partido políticos ou estejam do lado deste mesmo partido político ou da oposição. O Baú do Valentim nunca estará ao lado dos partidos, não importando se é de direita, esquerda ou centrista, pelo contrário, estará ao lado do cidadão como todo.

O Baú do Valentim não apoia e não se compactua de forma alguma, com qualquer governo que promova a censura e fira a liberdade de expressão. Combateremos qualquer tipo de legislação que promova atentados à liberdade de expressão, se necessário. O princípio da liberdade é a essência deste blog, desde a sua fundação, e isso jamais será deixado de lado, enquanto ele existir. A filosofia do Baú do Valentim vai muito além de um simples site/blog e tem muito a ver com a mensagem que deve ser passada.

O Baú do Valentim não aceita de forma alguma, nenhum tipo de financiamento com dinheiro público, mesmo que com meios legais (como a Lei Rouanet), mesmo sendo propaganda oficial do governo. Entendemos que o dinheiro público deve ser aplicado para melhoria e bem estar do povo, não para investir em blogs e sites para fazer propagandas. Caso alguma propaganda do governo aparecer no blog, ele pode ter vindo de sistemas de monetização, como por exemplo Google Adsense e programas de afiliados. De qualquer outra forma, isso não será permitido dentro do blog. Nem o autor, nem os seus colaboradores receberão dinheiro para falar bem ou mal do governo, pois isso fere o princípio da liberdade.

Sobre Investidores, Patrocinadores

O Baú do Valentim está aberto a qualquer investimento ou patrocínio privado, desde que o mesmo não esteja ligado a política ou ao governo. Apesar disso, o mesmo investidor deve entender a respeito do princípio de liberdade que rege este blog. Respeitamos a ética e o respeito com profissionalismo. O investidor é aquele que acredita na proposta e na realidade com que o site Baú do Valentim vem propor e é importante que deva ter um bom reconhecimento e ambos os lados. Quem pretende ser investidor, deve ser aquele que quer crescer junto. O investidor não deve ser exclusivamente investidor de capital financeiro, como também de capital incomensurável, o que chamamos de capital moral, podendo assumir como papel de mentor ou conselheiro. Qualquer investimento feito para somar e fazer crescer será sempre bem vindo e a porta estará sempre aberta. Por outro lado, é preciso entender também que o Baú do Valentim tem a total autonomia sobre a produção de conteúdo e tem uma certa rotina sobre assuntos editoriais no blog. A respeito dos patrocinadores, poderá ser feito acordos comerciais, tais como um artigo para promover seus produtos e/ou seus serviços, dentre outros, mas o mesmo patrocinador não pode interferir na linha editorial do Baú do Valentim.

Sobre Clientes e Empresas

Clientes e empresas, especialmente as empresas da qual o autor ou seus colaboradores são funcionários ou até mesmo fornecedores (tornando-se clientes, inclusive) não tem nenhum poder sobre o conteúdo deste site, como forma de configurar como assédio moral. Nós observamos que a prática de assédio moral é uma prática ainda comum e que deve ser combatida. Valorizamos muito a ética profissional dentro das empresas e da sociedade corporativa dentro das organizações, como é bem debatido neste site ao longo de muitos anos. Entendemos e respeitamos o nosso papel dentro das empresas e organizações corporativas que é de fazer bom trabalho dentro da empresa. Mas vale lembrar também que o que é dito neste blog, jamais deve retratar de forma direta sobre a realidade da empresa em que o autor ou qualquer outro colaborador deste site é funcionário ou colaborador, pois isso quebra o princípio de sigilo profissional dentro das organizações. Fora isso, o pensamento do autor e dos colaboradores não pode ser interpretado como ataque direto à empresa em que trabalha, nem mesmo os textos devem ser um claro ataque direto às mesmas.

Nenhuma transação comercial, financeira, nenhuma atividade ou registro profissional dentro de empresas e organizações em que o autor e seus colaboradores estão diretamente envolvidos ou não, deve ser divulgados sem a expressa autorização das mesmas. O Baú do Valentim não é o local para “falar mal do chefe”, mas ao invés disso, propor debate para melhorar o clima organizacional não somente na empresa ou organização em que está envolvido, mas em todas as empresas em todo o mercado de trabalho, de forma global, direta e indiretamente.

 Filosofia e Estilo de Vida

A filosofia que rege sobre o Baú do Valentim é a filosofia de que todo o pensamento pode ser livre e por ser livre, ele deve ser respeitado, independentemente de qual for sua condição social. Quando existe o princípio de liberdade, deve vir por consequência, o princípio do respeito e do amor. O autor acredita que sem o amor, a vida jamais existiria neste mundo. Textos podem ser revisados e até mesmo tirados do ar, caso algum destes princípios forem feridos ou contrariados, podendo inclusive haver um pedido formal de desculpas, se houver necessidade. Liberdade e amor estará sempre em nosso princípio, pois este é o nosso estilo de vida.