Cinema e Literatura

postado em: Livros | 0
Luz, câmera e literatura!
Luz, câmera e literatura!
Desde o começo das civilizações, nós, seres humanos fascinamos com as histórias que nos são contadas a todo instante, através dos animados contadores de histórias e poemas e cancioneiros declamados, sejam para conquistar seu grande amor, exaltar os grandes heróis ou  para dar uma lição de moral. Eu posso dizer que eram eles, os primeiros contistas e poetas da humanidade. Desde o princípio da civilização, a literatura estava presente no nosso dia a dia, muito antes da literatura escrita, quando a mesma era passada via tradição oral. Depois da invenção da escrita, muitos versos e canções, que antes eram estritamente passados oralmente, passaram a ser escritos em pergaminhos e tábuas de pedra ou madeira, mais tarde em livros, sendo estes, preservados por durante séculos. Até que veio a invenção da imprensa, durante a decadência da Idade Média, onde disseminou ainda mais o conhecimento e a verdade. Muitos tratados, e textos, que eram estritos a certos grupos, passaram a ser acessíveis a todos, gerando uma grande revolução social irreversível e ainda está agindo nos dias de hoje. No final do século XIX, já na idade moderna, surgiram os primeiros filmes e o cinema passou a ganhar espaço, sendo uma evolução do teatro, que já possui elementos literários.
Então o que isso significa? Que todos, direta ou indiretamente tem acesso a literatura, independentemente de classe social, raça, cor ou religião, mesmo àqueles que não sabem ler nem escrever tiveram contato com a literatura. A literatua não está somente restrito àqueles que chamamos de letrados e disciplinados na arte das palavras. A cultura está em todos os lugares, em todos os meios, seja por tradição oral, escrita ou interpretada através de atores. O que quero dizer neste texto, é que o hábito de assistir um filme também é uma forma de ler um livro, ter contato com o mundo literário. Isso fica ainda mais evidente nos dias de hoje, quando há uma onda de filmes baseados em obras literárias.
Então quer dizer que não adianta saber ler e escrever que dá no mesmo? Não foi isso exatamente que quis dizer. O conhecimento humano não pode ficar estrito em apenas uma única via. Uma obra literária passada através dos livros, não se passa da mesma forma em filmes ou peças teatrais. O conhecimento quando é obtido em vários meios, torna uma pessoa muito forte, desde que saiba como usar o seu conhecimento. O cinema, nos dias de hoje é o meio mais democrático que existe no acesso ao mundo literário, onde todos independente de quem quer que seja, tem acesso. Mas a língua escrita é insubstituível, pois em livros estão detalhes que filmes geralmente não mostram. Portanto, lendo livro e vendo filmes baseados em livros, lhe dão uma visão muita mais ampla sobre o conhecimento, pois teremos ângulos e visões diferentes sobre determinados assuntos.
Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de