Ainda Vivo na Blogosfera

É hora de tirar as coisas do armário. É hora de tirar a poeira, encher os balões e voltar a navegar pelos céus novamente.
É hora de tirar as coisas do armário. É hora de tirar a poeira, encher os balões e voltar a navegar pelos céus novamente.

Quem acompanha o Baú do Valentim (especialmente desde o dia da criação em 2005), deve ter reparado que eu dei uma certa sumida na blogosfera, ficando praticamente 2 anos sem escrever um sequer texto para o meu blog. Sim, pequei nisso, admito: deixei um pouco o bloqueio mental tomar conta de mim, sem falar das preocupações e também da famigerada depressão que atrapalhou e muito.

Naquela ânsia de desespero de sair da triste situação, acabei de deixar as coisas mais importantes e prazerosas de lado. Dentre estas, cito: projetos pessoais, sonhos, entre outros que eram motivo de alegria e de luta, como tocar violão, escrever textos no baú.

É Hora de se Mexer!

Existe uma parábola em que grupos de pescadores japoneses que tinham de ir aos mares distantes buscar melhores peixes, mas quando chegavam aos portos, os peixes não tinham boa qualidade, não tinham aparência de peixes frescos. Certo dia, um pescador percebeu que para chegarem com qualidade de peixes frescos, era preciso colocar um predador na piscina. Os peixes, quando são pescados, são enviados para as piscinas contidas dentro de um navio. Lá dentro, os peixes ficavam parados, causando um certo digamos “relaxamento muscular” (não entendo muito de anatomia dos peixes). Já que não havia predadores, pois os barcos de pesca ficavam dias em alto-mar para poder atender a demanda.

Não é nada diferente na nossa vida. Às vezes temos que mexer para não se acomodar, mas infelizmente, a gente acaba se acomodando. Aquela armadinha do comodismo, que nos leva ao conformismo, tendo aquela ilusão de que nada vai mudar e que tudo ficará assim para sempre. Ledo engano. É o momento que a vida mostra que a gente tem que mexer o traseiro, dando um belo chute. A vida não é estática e o mundo não para de girar.

Então foi assim que aconteceu: estava praticamente fazendo coisas às cegas, sem perceber que estou fazendo coisas que não deveria. Percebi que estava até fazendo mal às pessoas que amo. Isto me faz ficar mais sozinho, alimentando o monstro da depressão, que insiste em dar as caras.

Então preciso me mexer. Acabei tendo a depressão e as minhas angústias como meus tubarões em particular. Ou eu preciso me mexer, para ser uma pessoa de boa qualidade, ou eu sou devorado por ela. Ou eu realizo meus sonhos, ou eu sou devorado. Ou eu sigo em frente, ou eu sou devorado. E assim que deve ser a vida.

Nada é Como Antes!

Sim, nada é como antes, nem mesmo a blogosfera, muito menos a internet, nem mesmo a vida. Quando eu comecei a escrever os primeiros textos deste site em 2005, era apenas lazer e diversão. Blogosfera naquela época era o equivalente aos dias atuais, aos textões de redes sociais.

Geralmente, quando alguém escreve um textão no Facebook por exemplo, não está preocupado com coesão, coerência, concordância e regras da norma culta do idioma. Também não está preocupado com as técnicas de SEO, como a legibilidade, densidade das palavras-chaves, temas centrais.

Ah, sobre a blogosfera naquela época de 2005. Sim: os textos da blogosfera naquela época, eram exatamente como os textões do Facebook dos dias de hoje. A maioria são relatos de fatos pessoais, como formatura, mudança de cidade, casamento, briga com esposa, entre outros. Naquela época, redes sociais não eram dominantes no dia-a-dia das pessoas como é nos dias de hoje. Mesmo os finados MySpace e Orkut, e até mesmo o Facebook, só passou a virar moda a partir de 2006.

Mas as coisas mudaram. A blogosfera evoluiu, assim como a internet e a forma de interagir com as pessoas. Muitos que escreviam textões em seus blogues, passaram a escrever em redes sociais. Os blogues ganharam ares profissionais e os redatores precisaram aprender diversas técnicas para atrair seu público-alvo, entre elas, estão as técnicas de SEO. Então, para se manter no mundo da blogosfera, é preciso estar sempre antenado nas novidades.

Ao longo dos 13 anos de existência do Baú do Valentim, que antes era inicialmente um simples site de textões e besteirinhas, passou a ser também um site profissional, sendo também um portal de negociações, atraindo investimentos, tornando até bem mais rentável que o famoso Google Adsense. Você deve ter reparado que não existe nenhum anúncio Adsense em meu site.  Mesmo assim, me trouxe frutos, que me fez fazer investimentos em tornar este site profissional, levando-me a grande oportunidades.

Sem Chorar o Leite Derramado!

Como eu disse no início, tive muitos problemas pessoais e tive uma grande luta interna, me levando a extrema exaustão. O último post mais recente que é Como Manter o Namoro Saudável, foi publicado aqui neste site no dia 13 de setembro de 2016 e anterior a este, o Como Conquistar Uma Garota, foi publicado em 14 de fevereiro de 2016, provocando o hiato de quase 2 anos, contando esta data de publicação. Só de lembrar que escrevi dicas de como manter o blog sempre ativo, chega a dar vontade de chorar.

Chorar não vai fazer o leite derramado voltar ao pote. Eu vou explicar o que houve: não foi uma época fácil pra mim e deixei as coisas me consumirem, até mesmo em coisas que mais amo, que é escrever. Muitos dos meus projetos literários acabaram sendo abandonados. Faz muito tempo que não pego meu violão, que se não tivesse a capa, estaria impregnado de poeira. Foi bom ter alguém pra me dar um puxão de orelha pra mostrar que estou deixando a vida passar. Percebi que é o momento de redirecionar o foco, e ver o que  de importante estou deixando de lado.

Se eu continuasse no ritmo que estou, encontraria apenas a infelicidade. Eu passei a ter uma visão mais ampla do estrago que estou fazendo em minha vida, fazendo bobagens. Não é fácil reconstruir a vida do zero. Tive que aprender lições caríssimas na minha vida, para poder replanejar a minha vida e me encontrar novamente com a minha essência.

Foco no Futuro

Quantas vezes já parou para refletir sobre a sua vida? Você tem tempo para repensar, meditar e refletir sobre tudo que está relacionado a você? É assim que iniciaremos a nossa viagem para o interior…

Prometo não mais entrar no hiato, sim essa é a promessa. Sei que estamos em época de eleição, mas a minha promessa não é a como a dos políticos. Não vou me congelar no tempo, pra depois ficar perdido nas referências. O mundo está sempre evoluindo, crescendo, mudando e não posso ficar atrás.

Prometo escrever muitos artigos aqui e especialmente, muitos livros. Aliás, eu tenho uma vasta série de livros que tenho que escrever. A jornada é longa, mas é preciso que eu dê meu primeiro passo e ir até o fim. Eu vi muitos blogues da época de 2005 sumirem da internet. Mas também vi blogues virarem sites e até mesmo portais profissionais. Um blog profissional precisa ser atualizado com frequência e não largado às traças.

Então vamos tirar o baú do armário empoeirado, tirar a poeira do baú e as teias de aranha. Tirar os balões da garagem, encher de ar e voltar a navegar novamente pelos céus. Vou fazer o que há de melhor, e o que fiz desde agosto de 2005: abrir caminhos para novos mundos.

Mas Fábio, mas antigamente você não dizia: “O baú de ideias e imaginações para mudar o mundo, mesmo que seja seu próprio mundo”?. Sim, essa era a mensagem que existia na época. Mas você só pode mudar o mundo se você mudar o seu próprio. O Baú tem sido praticamente o livro da minha personalidade, o mapa da minha essência por muitos anos. Quem quiser me conhecer melhor, antes mesmo de conversar comigo pessoalmente, pode dar uma boa vasculhada em postagens antigas. Já que a maioria destes textos representam a minha forma de ver o mundo.

Há quem pregue que devemos esquecer o passado para construir o futuro. Mas creio que pra construir o futuro, é preciso entender e compreender o passado, fazer as pazes com ele. Não é simplesmente ele de lado, pois de qualquer forma, ele é parte de nós. Então, precisamos nos desapegar dele e seguir em frente para construir o que mais desejamos.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de