Quer Mesmo Ganhar Dinheiro Com Blog? Esqueça o Google Adsense!

postado em: Blogosfera | 0
Se você viu nos meus posts anteriores sobre as estatísticas de visitas ao Baú e depois dar uma olhada nas estatísticas anteriores, vou te fazer uma pergunta: quanto eu ganhei ou ganharia, se colocasse o Google Adsense no meu blog? Bom, vou dar essa resposta no final deste texto, para dar uma pensada nisso. Como já havia falado com título, o Google Adsense não é o bom negócio para quem trabalha com blogs e talvez, possa valer a pena com sites de grandes e que o grande público em massa conheça. Um exemplo básico: é um bom negócio se colocasse o Adsense no site de uma famosa Universidade deste país ou de uma grande empresa de compra e venda de produtos on line ou até mesmo de um fórum oficial de uma distro do Linux bastante conhecida no mercado e o retorno passa a ser significativo, pois a média de visitas podem chegar a 10.000 por dia. Agora para sites pequenos, isso não vale a pena, pois o máximo de visitas, pode chegar a 2000, a não ser se o teu blog ou um site pequeno for divulgado pela imprensa, de preferência, em vários jornais ou sites on-line, já que a quantidade de visitantes pode chegar a média dos sites grandes. Neste caso, colocar Google Adsense é um bom negócio.

Então você, que também escreve blog deve se perguntar: então que outros meios eu posso ganhar dinhero com blog? Boa pergunta. Se você é profissional como eu, você vai usar o blog não como fonte de renda, mas o ímã para atrair as fontes de renda. Como assim? Você é um profissional de Webmaster e descobriu a forma mais prática e mais limpa de desenvolver sites, como por exemplo, interface separada do código dinâmico. O cara que vai visitar o teu site e precisar de contratar alguém para fazer um website para ele, vai ver os conhecimentos que você tem e vai entrar em contato contigo para fazer um trabalho. Outro exemplo: você é costureira, e quer compartilhar os seus trabalhos e suas técnicas de costura via rede. Suponhamos que um diretor de uma escola precise contratar alguém para fazer um uniforme escolar. Ele vai ver o teu blog e vai entrar em contato contigo para fazer um trabalho. Mais um exemplo: você é médico ou dentista e quer colocar notícias sobre a área médica e compartilhar as novidades e as técnicas da área médica ou ondotológica. O teu blog passa a ser o ímã de hospitais ou centros ondontológicos procurarem profissionais como você.

Mas, Fábio, o meu blog não é profissional. Se você está neste caso, você tem que seguir os seguintes caminhos. Primeiro leia este texto, depois, tente refletir sobre os objetivos do tue site e o seu público-alvo. Se o teu blog é de entretenimento, ótimo! Aí, você vai poder divulgar para o público em massa. Use o Orkut e o Yahoo!Respostas como um meio de divulgação. Procure contar sobre o teu blog para teus amigos, parentes, cachorro, papagaio, etc. Sobre divulgação on-line, você pode divulgar, mas não fazendo SPAM por aí, até por que, você não gostaria de receber um e-mail cheio de SPAMs. Mas se o teu blog não é nada disso, aí não tem jeito, a não ser se você for pessoas do tipo Bruna Surfistinha. Não importa como. Se você quer mesmo ganhar dinheiro através do blog, use os assuntos que sejam de interesse de grande quantidade de pessoas possíveis. Só assim que você vai ter uma significativa quantidade de pessoas entrando no teu blog, como é o meu caso. Por que o Baú recebeu 308 visitas no mês de setembro? A resposta você vai encontrar lendo calmamente os textos postados até então.

Então, voltando ao assunto que comecei a tocar no começo deste texto. Eu coloquei o Google Adsense no começo de agosto e retirei no dia 10 de outubro, sabe quanto eu ganhei? U$0,67. Isso mesmo! Sessenta e sete centavos de dólar, ou seja R$1,30. Não dé nem pra comprar uma latinha de refrigerante, a não ser daqueles vagabundos lá do camelô. Isso porque o Google só paga pela quantidade de cliques nos anúncios Adsense. Nem as consultas com Google e cliques com as referências estão sendo consideradas. Depois dessa desagradável e cansativa experiência, o que me obrigou a modificar o design do blog para poder ganhar dinheiro e vi que nada adiantou. Estou estudando outras formas de poder usar este blog como fonte de renda, sem causar poluição visual no meu Baú. E só pra lembrar que até o momento que posto este blog, desde o 1º de outubro, o Baú já recebeu 127 visitas e eu ainda continuaria com os míseros R$1,30. Aí, te faço outra pergunta: como pode uma empresa que teve disposição para pagar 1,6 bilhões de dólares pelo Youtube vai fazer uma mendigaria dessa?

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de