Transporte Púlico 24 Horas: Por Que Não?

postado em: Cotidiano | 0
Além do dia cansativo de ter que trabalhar e estudar, ainda depende da "boa vontade" do transporte público...
Além do dia cansativo de ter que trabalhar e estudar, ainda depende da “boa vontade” do transporte público…

Imagine uma cena em que você trabalha o dia inteiro e depois vai pra faculdade a noite. No fim das aulas você vai acabar saindo muito tarde, na maioria das vezes por necessidade, e no fim das contas, acaba ficando a pé, pois não tem nenhuma condução pra voltar pra casa, já que o último ônibus acabou de passar, sem falar que você ainda tem que acordar cedo e não sabe o que fazer. Poderia imaginar uma outra cena, como as noitadas, mas a primeira é ainda mais dramática, para quem tem que trabalhar e estudar, para poder ter um destaque na vida, no mercado de trabalho.

 

Logo, existe sim uma necessidade de um transporte público de qualidade por 24 horas. Muitos temem pela violência em grandes centros urbanos que acham que impossibilitam esse sistema ser implantado. Mas chega a soar como palavrão, o sistema ferroviário e metroviário não funcionarem 24 horas por dia, o ano todo, como é  que funciona nos melhores sistemas metroviários do mundo. Claro que existe também outro fator chamado demanda, que também possa implicar em dificultar na implicação do transporte público 24 horas. Mas os empresários de ônibus e as prefeituras não estão enxergando essa demanda cada vez mais crescente, que necessita muito de meio de transporte para ir às suas residências, depois de um dia cansativo de trabalho e estudos.

Claro que podemos pensar também em quem vai a baladas e acabam saindo no meio da madrugada. Mas devemos pensar que isso também é uma boa forma de conscientizar as pessoas a não dirigirem depois de beber, por exemplo. Se não tem transporte público disponível no final da noite, de que meio nós vamos? De carro, oras, e ainda correndo risco de provocar acidentes e destruir vidas por causa da combinação entre bebida e direção. Colocar transporte público por 24 horas não vai acabar com acidentes de trânsito relacionados com bebida, mas vai amenizar muito, por conta da disponibilidade desses meios.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de