Como Nascem os Super-Heróis?

postado em: Cotidiano, Tecnologia | 0
Você já parou para se perguntar uma vez como o Superman consegue voar? Ou o que realmente acontece (cientificamente falando) quando os Power Rangers gritam “Hora de Mofar”? Ou como a teia do Homem-Aranha consegue ter tanta elasticidade a ponto de suportar o peso de até duas pessoas? Essas e outras perguntas invadem muito a imaginação, seja de fãs dos ditos super-heróis ou até mesmo de cientistas. Bom lembrar que muitas que há vinte anos atrás era exagero nos filmes de ficção científica ou até mesmo de super-heróis, hoje está fazendo parte do nosso dia-a-dia. O bom exemplo disso, é quando os cientistas australianos (nada a ver com Jô Soares) conseguiram fazer com que um feixe luminoso realizasse o tele-transporte. Outro exemplo é que existem raios lasers que podem queimar e até matar pessoas (lembram do Star Wars?), como passou no jornal recentemente, que uma mulher sofreu profundas queimaduras ao fazer depilação a laser. E quem se lembra daquele “astronauta” que voou sobre a Marquês de Sapucaí? Será que estamos próximos de criar um Superman? E por falar em Superman, a sua poderosa visão de raios-x que permite ver claramente o que está por trás das paredes, já é realidade na medicina obstretícia, devido à tecnologia do ultrassonografia à cores.

Claro que vão aparecer muitos outros exemplos de tecnologia cotidiana inspiradas nos super-heróis, não importa se são americanos ou japoneses. O importante é que com o grande avanço da tecnologia, o homem está bem próximo de chegar a nível deles. Haverá um dia em que as pessoas trocarão de roupa apenas com o clique do botão, como fazem Power Rangers ou até mesmo criar teias como o Peter Parker e escalar paredes sem dificuldades e graças a isso, a fantasia (ou a ficção, se preferir) e a realidade, ficarão cada vez mais próximas, mas nada que faça com que o homem deixe de ser criativo e inventar novos super-heróis com mirabolantes super-poderes, pois a evolução nunca termina, ou seja, o homem sempre buscará meios de transpor as suas limitações, mesmo que no futuro haverá uma civilização cheia de Supermans ou X-Men.

Concluindo tudo isso, do jeito que as coisas vão indo, os chamados super-poderes serão no futuro, coisas do nosso cotidiano, pois o que ele vêem nos gibis ou no mangás não são grandes histórias de aventuras e poderes mágicos. Na verdade, eles enxergam mesmo, como um protótipo para o novo projeto científico.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de