Em Busca do Sentido da Vida: Sofrimentos

postado em: Sentido da Vida | 3
cirineu
Sofrimentos nos ajudam a crescer, o que importa, é seguir em frente.

Ao longo de nossa vida, passamos por muitos desafios, grandes desafios. Como também passamos por muitas tribulações, dificuldades e sofrimentos. Às vezes, sofrimentos causados por nós mesmos, às vezes, por terceiros, e sofrimentos tem sido um desafio para a vida de todos nós. Mas cabe a cada um de nós saber e aprender a lidar com essas mazelas que passamos ao longo da vida. Cabe a cada um de nós, aprendermos a superar tudo isso e compreendermos o motivo de tudo isso. E é isso que nos leva a termos uma maturidade.

Muitos almejam uma vida sem sofrimentos, sem riscos e principalmente, sem mudanças. Mas entendamos que a vida em que vivemos, é um grande teste, e que não viemos aqui sem propósito. Diferentemente do sacrifício, o sofrimento é involuntário. Existem várias causas por existir tanto sofrimento em nossas vidas, mas boa parte, é por causa de nossas falhas, medos, desistências, mas como também por sermos nós mesmos, por sermos sinceros e verdadeiros. Inevitavelmente, aquele que sofre, e supera com sabedoria, tem maior propensão ao amadurecimento.

É como se duas pessoas que seguiam caminhos diferentes, para chegar a um fruto, do alto de uma árvore, onde a primeira escolheu o caminho mais fácil, e outra, o mais difícil. A que escolheu o caminho mais fácil, teve uma caminhada tranquila, mas não conseguiu chegar ao fruto. Mas o que escolheu o caminho mais difícil, passou por muitas dificuldades, mazelas e tribulações. E com a experiência obtida nessas dificuldades, acabou atingindo esses frutos, e saboreou com muito gosto. O mesmo se deve dizer que a reputação dos grande navegadores, se deve às tempestades que tem passado, pois isso o faz tornar lendário.

Não importa o quão difícil seja a nossa dificuldade, mas é bom lembrarmos que tendo a sabedoria em encarar os nossos sofrimentos, acabamos tendo uma gama de experiência. Você verá que a maturidade não tem a ver com tempo de vida, mas com a forma de levar a vida com otimismo e alegria. Ninguém gosta de sofrer, não é isso que estou dizendo, mas digo que o sofrimento é um ótimo catalisador para o nosso crescimento pessoal, para a nossa maturidade. Deixamos de ser meninos ou meninas, para tornarmos homens e mulheres de verdade, pessoas  de fibra e coragem, graças às tempestades que passamos.

Na busca pelo nosso sentido da vida, acabamos passando por muitos sofrimentos, mas o que deve ser feito, é que não devemos nos entregar ao desespero e à loucura. Maturidade é passar por sofrimentos, mantendo firme seus propósitos, sua essência, seus valores. Nunca devemos tomar decisões permanentes, perante a pressão e dificuldades, para não aumentar ainda mais o sofrimento, a dor e a tristeza, e que não devemos nos dar por vencido em nenhuma batalha, pois é isso que nos  torna vencedores, pessoas de caráter e leais aos nossos propósitos. E que possamos nos deliciar o fruto que está no fim da nossa caminhada, após a longa busca pelo sentido da vida.
Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de