Em Busca do Sentido da Vida: Escolhas e Decisões

postado em: Sentido da Vida | 0
Tome decisões sensatas para sua vida. Passamos a vida toda escolhendo o que é certo e o que é fácil. E lembre-se: não fazer nenhuma escolha, também é uma escolha.
Tome decisões sensatas para sua vida. Passamos a vida toda escolhendo o que é certo e o que é fácil. E lembre-se: não fazer nenhuma escolha, também é uma escolha.

Para encontrarmos o nosso sentido da vida, é preciso acima de tudo, tomar determinadas decisões, que podem ser favoráveis a gente, ou não. É muito comum dizermos que a vida é feita de escolhas, feitas de decisões, feita de aquilo que nós achamos o que é certo, ou o que é mais fácil. O nosso futuro e o nosso destino é feito a partir de nossas decisões, de nossas escolhas. Tomamos decisões o tempo todo, mas por outro lado, há pessoas que tomam decisões pela gente.

E deixar que outros tomam decisões pela gente, a não ser que sejamos crianças, é sempre um problema. É um problema, porque a gente passa a ser levado pela maré, pelas forças externas, sem ao menos saber para onde estamos indo. Se a gente viver das escolhas alheias, jamais encontraremos o nosso propósito, o sentido para a nossa vida, ou seja, nunca seremos verdadeiramente felizes, mesmo que as pessoas dizem que você é feliz. Tomar decisões exige atitude, personalidade e calma, pois decisões precipitadas, ainda que temporárias, causam desconforto para a nossa vida.

Nós sempre temos escolha, mesmo que o mundo tente se privar disso, e bombardear a sua mente, dizendo que não tem escolhas. Mesmo assim, não deixemos nos levar pelas opiniões e decisões alheias. Você tem direito de contrapor a isso e ainda, poder vencer as influências externas. É preciso sairmos da nossa zona de conforto, para podermos nos sentir realizados e completos para a nossa felicidade. Não tenha medo das consequências, pois as escolhas sábias, somente as escolhas sábias é que nos levam à felicidade, mesmo que tenha que passar por um sofrimento.

Tomar decisão sobre a sua vida, significa que você é livre, mesmo que o mundo se prive de sua liberdade. Mas não se deve procurar mostrar sua fraqueza, perantes aos terceiros, é preciso estar firmes nos propósitos. Tomar uma decisão sobre sua vida exige um pouco de cautela, calma e confiança, é saber dizer sim, e saber dizer não, não importando qual seja a crise, qual seja a oportunidade que pretende passar. Nunca tome decisões importantes, sob pressão, pois assim, você se mostrará fraco com a maré e não conseguirá se realizar. Tomar a decisão sobre a sua vida, significa descobrir o sentido da vida, realizar nossos sonhos. Não podemos nunca viver presos ao nosso conformismo ou algo que não nos edifica ou nos leva a felicidade.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de