Em Busca do Sentido da Vida: Sacrifícios

postado em: Sentido da Vida | 0
Para conquistar uma glória, ou uma vitória, às vezes precisa fazer sacrifícios.
Para conquistar uma glória, ou uma vitória, às vezes precisa fazer sacrifícios.

O que é sacrifício? Sacrifício é nada mais que entregar aquilo que é de importante, para conseguir algo muito maior. É o doar-se, é o se entregar para algo, ou para alguém, e como resultado disso, terá grandes recompensas. Nos tempos mais remotos, nos primórdios das civilizações (isso ainda é feito nos dias atuais), era bastante comum, sacrifício  de sangue, que vai desde animais, que garantem o sustento para uma família, e até de seres humanos. Pessoas ofertavam as suas próprias vidas, em detrimento a algo muito maior. Para alguns povos, é pra garantir a fartura, para outros, é pra evitar a ira divina, mas sacrifício, é sempre sacrifício. E isso marcou a história das civilizações.

Mas sacrifício, felizmente, graças à evolução moral humana, ao longo dos séculos, não precisa ser necessariamente ser de sangue. Como eu tenho dito, é doar algo de importante e prazeroso na sua vida. Falo de você deixar de ir às baladas nos fins de semana, para poder passar no vestibular, tirar uma boa nota nas provas, ou trabalhando, para garantir um bom sustento para a vida. Mas nada se compara ao sacrifício dado ao próximo, uma grande demonstração de amor gratuito e incondicional, um amor extremamente verdadeiro, o que mostra que o mesmo será infinito.

O sacrifício ao próximo, por sinal, é um maior ato e prova de amor, que uma pessoa pode dar. Sim, amar não é uma tarefa simples, e envolve sim, muitos sacrifícios, que inevitavelmente envolve sofrimentos. Mas isso pode levar a uma grande felicidade e glória, da mesma forma que pode-se levar para frustrações e humilhações. Tudo isso vai depender do grau de sabedoria e consciência do que está fazendo, pois nem tudo na vida merece sacrifícios. Portanto, amor próprio é fundamental, para que o sacrifício seja glorioso, por mais que as pessoas não a reconheçam, por mais que as pessoas a esnobem…

Não faça nenhum sacrifício, esperando receber aplausos. Faça sacrifícios para o seu crescimento e maturidade, mesmo sendo para si mesmo, mesmo sendo para a pessoa próxima, para qual está fazendo sacrifício. O mesmo sacrifício é a maior demonstração da sua motivação a viver, ou seja, a mesma motivação tem de vir de si mesmo, não de terceiros. Se puder amar a si mesmo, sempre poderá amar ao próximo, logo, vale lembrar que amar e sacrificar, nunca deve ser uma obrigação, mas uma coisa espontânea, verdadeira e sincera. Não se sacrifique, porque alguém disse que tem que ser feito, mas porque o seu coração acha que é a melhor forma, mesmo que não seja reconhecido futuramente. Pois quando estamos abandonando algo, em detrimento de algo maior, ou seja, sacrificar-se, estamos mostrando temos a motivação a viver, que estamos dando o sentido para a nossa vida.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de