O Legado de Atlântida

Que legado a Atlântida tem nos deixado?
Todos já ouviram falar ou conhecem a Atlântida. Somos todos unânimes em afirmar que ela deixou de existir há cerca de 10 mil anos atrás. Se Atlântida existiu de fato, ou não, isso é menos importante. O que importa, é o quanto ela povoa o imaginário popular. E mais importante ainda, o legado que a Atlântida que pode ter deixado para nós. Platão, quando descreveu este reino pela primeira vez, parecia estar descrevendo uma sociedade altamente avançada, para a sua época. Parecia ser um texto profético, pois parecia descrer uma sociedade do nosso século. Isto pode levantar uma hipótese, de que Atlântida seja a sociedade na qual estamos vivendo hoje, já que, que está acompanhando o noticiário, sabemos que o nível dos oceanos estão subindo, podendo tirar do mapa, cidades litorânes e até arquipélagos, devido ao fenômeno do aquecimento global. Não tenho absoluta certeza de que o Platão tinha a intenção de descrever o futuro, usando a alegoria de uma civilização longínqua do passado. O curioso é que para o além das colunas de Hércules, segundo os gregos, estão os atuais Estados Unidos da América, se seguirmos em linha reta.

Lendas e ceticismos a parte, a Atlântida, embora não muito aceita por estudiosos céticos, já mostra sinais da sua real existência. A primeira delas, são as pirâmides. Veja as pirâmides egípcias e as pirâmides astecas. Existem notáveis semelhanças entre elas, no seu formato e no seu uso. Há indícios, tanto no Egito, quanto no México, que falam do reino de Atlântida, muito antes de Platão, pois ele, digo com toda a certeza do mundo, não pode tirar isso do nada. Outro sinal, bastante conhecido, é o Triângulo das Bermudas. O lugar é tão misterioso, que até os satélites da NASA têm dificuldades de captar. Acontecimentos inexplicáveis ocorreram e a grande maioria continua sem solução até hoje. É justamente no Triângulo das Bermudas que se encontrava a Atlântida, bem como o arquipélago dos Açores, as ilhas Canárias e o Cabo Verde. A maior de todas as provas, que calaria qualquer cético a respeito de Atlântida, estaria na antiga Biblioteca de Alexandria, mas infelizmente, seus registros foram apagados, digo, queimados pelos romanos. Pensando bem, se a Roma não fizesse isso na antiguidade, o Vaticano ou os árabes já teriam feito na Idade Média. Mas vale lembrar que estes registros poderiam trazer avanços signifiativos para a humanidade. Existem muitos outros sinais, que se eu citasse todos, não caberia neste blog.
Veja mais:
Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de