Todos nós sonhamos com uma vida perfeita, que tudo sonhamos e desejamos. Planejamos uma meta, um desejo para o nosso futuro. Planejamos ter um ótimo estudo para termos um trabalho que sempre sonhamos. Sim, isso é válido e todos nós temos esse direito, pois todos nós viemos aqui com um propósito e temos o direito de sonhar e desejar muito o que queremos. Mas por mais que a gente lute, batalhe planeje com seriedade e afinco, a gente acaba não recebendo exatamente o que a gente quer e acabamos muitas vezes ficando frustrados, tristes, desanimados e até mesmo arrependidos pelas nossas escolhas que fazemos. Acabamos por viver lamentando as nossas escolhas, erros e tropeços, choramingando e reclamando que toda luta foi realmente em vão, e ficamos alimentando isso, alimentando as tristezas e lamentos, deixando a nossa negatividade tomar conta de nosso ser.
Mas qual seria o caminho certo para esta situação? Reclamar, lamentar, choramingar? Todo mundo tem um direito de reclamar, mas vamos entender que este caminho mais prejudica do que ajuda. Em momentos de dificuldades, tribulações e angústia, não devemos portanto nos entregar a estes mesmos sentimentos negativos, que em nada ajuda, simplesmente vai se tornando um veneno fulminante, deixando a pessoa cada vez mais adoecida, seja de espírito, seja de mente, e até mesmo de corpo. Sim, estas dores, quando nós alimentamos, acaba se tornando também enfermidades físicas, que faz com que as pessoas morram dolorosamente. Não devemos portanto nos entregar a estas angustias, mas portanto parar e refletir sobre o que estamos passando, pois vale lembrar que estamos nesta situação justamente pelas nossas escolhas. Devemos portanto refletir sobre o motivo do nosso sofrimento, não ficar se lamentando ou remoendo a respeito deste sofrimento.
Por fim, a gente deve parar de reclamar, parar de se lamentar e trabalhar mais e inclusive, agradecer mais. Devemos agradecer principalmente pelo dom da vida, por mais um dia de vida, especialmente em um mundo em que as pessoas matam e morrem por motivos banais. Agradecer por ter um prato de comida, enquanto muitos nem tem certeza se vão comer hoje. Agradecer por poder ter um trabalho, por se sentir útil, enquanto muitos se entregam ao lixo do ócio e da criminalidade e aos atos que apenas nos fazem regredir. Quando passamos a viver a vida apenas reclamando, acabamos jogando fora, a oportunidade de agradecer e trabalhar para o nosso crescimento e evolução. Acabamos nos dedicar ao desânimo e desespero, ao invés de gastar o nosso tempo para aprendermos com as nossas escolhas e tropeços. Quando a gente passa a olhar apenas para a poça de lama na qual estamos atolados, acabamos esquecendo de olhar para um lindo jardim florido ao nosso redor. Devemos por fim, reclamar menos e agradecer mais, para finalmente chegarmos a nossa felicidade.