Redes Sociais: O Carma das Empresas – Parte 2

Como já é sabido, as redes sociais são um sinônimo de uma boa dor de cabeça em ambientes corporativas, seja por parte dos gestores, seja por parte dos funcionários. No texto anterior eu listei três principais argumentos para bloqueio de acesso às redes sociais das empresa (produtividade, segurança e custo), bem como eu listei a primeira de todas elas, em um artigo considerado extenso, mas interessante de ler. Agora, vamos abordar os dois argumentos restantes em que vale a pena ressaltar: segurança e custo. Segurança, não somente pelo fato dos equipamentos de trabalho ficarem expostos a hackers, vírus e cavalos de tróia, mas também pelo vazamento de informações sigilosas, que muitas vezes são feitas pelos próprios funcionários.

O Orkut, por exemplo tem sido a maior ferramenta para inclusão digital para a grande massa popular, com a criação de lan-houses em áreas carentes. Isso se tornou um sucesso absoluto nas classes mais baixas, mas isso tem prós e contras: muitas destas pessoas não conhecem a internet além do Orkut e MSN, e acabam usando apenas estas ferramentas, às vezes de maneira deliberada e indisciplinada dentro do ambiente de trabalho, ignorando que tem de mostrar seu trabalho e produzir, para justificar seu salário. Isso sem falar que as redes sociais bastante utilizadas pelas classes menos favorecidas, têm a fama de serem transmissoras de vírus e cavalos de tróia, bem como a ação dos hackers. Também se deve em conta pelo fato das pessoas, recém-incluídas no mundo digital, não conhecem as malícias em que estes agentes (os hackers) atuam.

Claro que isso também se dissemina em e-mails, especialmente em SPAMs, onde prometem milagres, que pedem para repassar o e-mail para uma grande quantidade de pessoas, facilitando ainda mais, a atuação dos criminosos da internet. É preciso portanto, acima de tudo uma certa educação no uso da internet, tanto por parte dos funcionários, quanto por parte das empresas, para evitar que estes transtornos aconteçam. Agora no quesito de custo, existem operadoras de banda larga que dão bons descontos para empresas usarem uma larga franquia da banda, e a cobrança por banda excedente, por incrível que pareça não causa grande impacto no orçamento das empresas.
Veja Mais:
Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de