Traumas da Ditadura

Mesmo após o fim da ditadura militar, ocorrido há mais de vinte anos atrás, o Brasil ainda tem traumas e resquícios da ditadura, apesar da liberdade de expressão. Isto se mostra pela passividade das populações mais carentes em relação aos problemas políticos que ocorrem pelo país, principalmente relacionados à corrupção e a falta de uma boa administração de dinheiro público.

Como conseqüência desta passividade, a própria população está permitindo que o caos se instale no meio da sociedade como todo tornando insustentável a ordem e o progresso. Como você pode dizer hoje que o Brasil é o país democrático, se o povo não está acostumado a exercer os seus direitos e pelo contrário, aceita tudo que as autoridades fazem? Mesmo com a raiva e a revolta da população em relação a corrupção que acontece no país, o mesmo povo, nas urnas, mantém os responsáveis pela corrupção no poder.

E para poirar ainda mais as coisas, as disciplinas como Educação Moral e Cívica foi extinta das grades curriculares de todo o sistema de ensino brasileiro, dificultando ainda mais a compreensão dos estudantes (que são o futuro da nação) em relação a realidade em que vivem e se enxergarem como cidadãos. O livros de História e Geografia escondem muitas falcatruas feitas ao longo da história do nosso país.

Muitas coisas devem ser vistas para que o sentido da palavra democracia ganhe mais sentido e que a ordem e o pregresso reinem em nosso país.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de