É Possível Um País Laico?

postado em: , Governo, Legislação | 0
vaticano_zorate
Separar a fé do estado é fundamental para o desenvolvimento social. Por muitos séculos a religião dominou a política, mas agora é preciso separar o estado da religião. Na foto, Vaticano.

Segundo a Wikipedia, Laicismo, é uma total ausência de envolvimento religioso em assuntos governamentais, em outras palavras, nenhuma religião ou igreja tem de interferir nas questões do estado. Em uma nação laica, o estado é totalmente independente de qualquer igreja. O estado laico, acima de tudo, garante por lei, a liberdade de pensamento e inclusive, a religiosa, pois é através deste laicismo que iremos construir uma sociedade livre e civilizada, que preza inclusive, por uma relação harmônica. No caso do Brasil, teoricamente falando, o laicismo é garantido pela constituição, que diz o seguinte:

“Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;”  (Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988, Artigo 5º, Inciso VIII)

E diz mais ainda:

“É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;” (Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988, Artigo 19, Inciso I)

Mas na prática, isso acontece diferente. Dizer que o Brasil é um país laico, mas possui bancada evangélica, chega a ser uma piada muito sem graça. Isso, na verdade, é uma forma da igreja interferir nos assuntos do estado. Isso sem falar das instituições seculares como o catolicismo, quererem interferir sem nenhum pudor, nos mesmos assunto, como a pesquisa de células tronco e aborto. Não que eu seja a favor do aborto, mas a vontade soberana do povo, dentro do estado laico, tem que estar acima de qualquer doutrina religiosa. Contudo, mesmo com a vontade soberana do povo, isso seria quase que impossível a total separação, inclusive em um país muito religioso, como Brasil, onde a religião está intimamente ligado na formação moral e na educação dos seus cidadãos.

Falando em educação, é preciso sim as escolas e as famílias pensarem com laicidade, e aceitarem que as doutrinas de suas igrejas que frequentam não as verdades absolutas, onde todos são obrigados a segui-las, não não é assim que funciona! É preciso acima de tudo, aprender a respeitar as diferenças entre um e outro. É o que vemos atualmente, pois as religiões cristãs, como muitas dizem ser, não são religiões tolerantes, exatamente o que grande Mestre Jesus Cristo ensinou a amar ao próximo, sermos tolerantes e pacientes uns com os outros. A mesma bancada evangélica, como eu tenho dito, das mesmas religiões que são um verdadeiro poço de hipocrisia e intolerância lutam diariamente contra o laicismo garantido por lei em nosso país. Cabe a nós cidadãos abrirmos os nossos olhos e sermos firmes contra os vermes que se dizem Filhos de Deus. Claro que isso não acontece apenas no Brasil, mas em vários países, inclusive nos Estados Unidos, onde isso também ocorre.

Por fim de tudo, é possível um país laico? É possível separar de fato o estado da igreja? Sim, é possível construir uma sociedade de respeito mútuo, pois o laicismo do estado, ainda que seja apenas uma garantia legislativa, é um grande passo para a moral e a sociedade em que vivemos. Eles querem rasgar na nossa cara, a constituição e obrigar a todos os cidadão a seguirem suas doutrinas, usando a Bíblia como pretexto. Para quem não sabe, isso é grande facilitador para uma nação corrupta e sabemos que grande parte da bancada evangélica é corrupta. Abaixo eu deixo o vídeo, mostrando com clareza, o atentado que eles pretendem fazer contra a nação brasileira. A religião não é nada sem política, e sabemos muito bem disso. A História está aí pra provar.


Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de