Mentes Liberais Mudam o Mundo!

Ser sincero, verdadeiro, livre e independente custa caro neste mundo. Está disposto a pagar este preço?
Ser sincero, verdadeiro, livre e independente custa caro neste mundo. Está disposto a pagar este preço?

Como todos sabemos, o ser humano costuma ser adverso à mudanças. Sabemos também que é comum as pessoas acharem que deve-se seguir um padrão de comportamento que todos são obrigados a seguir. E muita das vezes, esse padrão de comportamento que muitos são forçados a seguir, como forma de serem aceitos e respeitados, perante aos demais, são comportamentos baseados em razões e conceitos claramente defasados e obsoletos, como se pudéssemos fazer o tempo parar, a evolução parar, o que não é verdade de fato. A grande maioria é escrava da conveniência, dos padrões de comportamento e que existe uma verdade absoluta e única que reina em toda a sociedade. Muitas mentes boas, que poderiam fazer uma grande diferença no mundo, acabam se entregando a essas doutrinas atrasadas, passando a terem seus talentos e capacidades subutilizadas e mal-aproveitados e no fim das contas, acabam perdendo o foco no sentido da vida, sobrevivendo apenas sob as máscaras da hipocrisia.

Por outro lado, felizmente, existe mentes liberais e independentes que dizem não a essas doutrinas obsoletas que dominam a nossa sociedade. Essas pessoas são as que procuram ser livres e independentes, que não ligam para os mesmos padrões, procurando ser eles mesmos, diante de todos que estão a sua volta. Claro que viver sendo livre e liberal não é uma tarefa das mais simples, pois isso incomoda gravemente, quem insiste em sustentar as prisões ideológicas. Essas pessoas costumam ser frequentemente vigiadas, repreendidas, ofendidas, agredidas, rejeitadas e até mesmo assassinadas. Sim, a vida não é fácil para mentes liberais, mas eles têm a consciência que estão a contribuir para construir um mundo melhor para seus amigos, entres e seus descendentes, e que o seu legado possa trazer grandes resultados para uma grande mudança que há de vir em nossa sociedade.

Muitos se entregam à hipocrisia, na maioria das vezes, por medo de sofrerem represálias, como também para obter vantagens e tirar o proveito, ou simplesmente porque não uma orientação própria para poder se auto-sustentar, martirizando o seu próprio pensamento e o seu estilo de viver, em outras palavras, deixando ser você mesmo, deixando-se tornar um boneco de marionete para ser manipulado a vontade dos outros, para satisfazer o ego de quem a controla. Posso dizer que muitas regras e doutrinas são simplesmente para se obter um controle absoluto, uma forma de fazer todo mundo pensar de forma uniforme, ignorando por completo as características pessoais e a individualidade de cada um.

Não digo para desrespeitar as regras e as leis, mas também propor ideias melhores, leis melhores, como uma forma de promover o desenvolvimento e a evolução, mas nem todos estão dispostos a ouvir, como se os mesmos fossem os donos da razão e que você tem o dever de seguir o que foi prescrito, do contrário, sofrerá represálias. Sim, as mentes liberais também tem de se proteger contra os moralistas que se acham superiores a qualquer coisa, por afirmarem seguir os padrões da sociedade e conhecerem bem a essência da humanidade e respeitar copiosamente as leis. Pobres coitados! Não passam de bonecos de marionetes! Nessa ditadura do politicamente correto, as mentes liberais são o tempo todo julgadas, caçadas e condenadas, como forma de manter a “ordem das coisas”.

Mentes liberais são chamadas de loucas, obviamente uma forma de represália, partindo de pessoas que são escravas dos conceitos e preconceito defasados e obsoletos. Mas não desistam de serem vocês mesmos, caros amigos, pois são vocês que mudarão um mundo e vão construir um mundo melhor, onde todos são livres e independentes com a forma de viver, e que possam encontrar o seu sentido da vida, sem que ninguém possa impor e impedir de que estes sonhos sejam realizados. Um mundo onde não há espaço para fanatismo e intolerância, onde todos possam se respeitar como irmãos, e todos possam viver em paz. Poderia parecer um sonho muito distante, uma utopia, mas nós, mentes liberais estamos o tempo todo para construir este mundo.

O mundo precisa dessas mentes, precisamos de pessoas dispostas a encarar de frente esses sistemas que atrasam a evolução moral da humanidade, e tirar essa ilusão de que temos que passar a vida agradando uns aos outros, como uma única forma de sermos aceitos. Veremos pessoas distantes se reunirem por um mesmo ideal, do mais avançado, ao mais atrasado. O mundo precisa aprender a ser mais tolerante. Claro que essas mesmas mentes liberais não podem impor seus ideais para os outros, pois antes de tudo, tem de ser humildes e saber ouvir as pessoas, por mais doloroso que seja. O mundo precisa de tolerância e saber que apesar das diferenças entre todos, sabemos amar e respeitarmos a todos. Uma mente liberal que pretende forçar os outros a seguirem seus ideais, já deixa de ser uma mente liberal, simplesmente o escravo de seus próprios ideais, por mais revolucionários sejam. Vale lembrar que as únicas coisas absolutas e universais no ser humano são o amor e o respeito.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de