A Inclusão Digital é um Fiasco?

Tenho que admitir que o Brasil ainda tem muito o que aprender na quatão de inclusão digital. É legal os instrutores destas instituições que incentivam a inclusão digital ensinarem as noções básicas de Office, Windows e Internet. Mas é possível vermos por aí que existem pessoas que mesmo estando em cursos pagos de informática ainda tem dificuldades de utilizar a ferramenta chamada computador. Outro problema constante destas instituições é a falta de capacidade de abrir um leque de opções e oportunidades rentáveis para o sujeito escolher os sistemas que poderão mais tarde facilitar bastante o seu dia-a-dia.
Sim, amigos, eu posso chutar que quase 90% das instituições (pagas ou não) não estão dispostas a ensinar outros sistemas operacionais e ferramentas a não ser da Microsoft. Não estou aqui levantando a bandeira do Software Livre (não é este o meu objetivo), mas estou para mostrar que por causa destas mesmas instituições mal preparadas para o mercado e enxergam muito pouco do que este mercado exige, acabam trazendo consenqüências graves no meio social. É por causa disso que muitas pessoas acham que Internet é uma ferramenta apenas para entrar no Orkut, MSN, asistir vídeos no YouTube e fazer Ctrl+C e Ctrl+V nos trabalhos escolares feitos no Word (e muita gente nem sabe enviar o e-mail). Estas instituições, ao invés de incentivar o bom uso da informática, estão na verdade, digitalizando a ignorância.

Ficar vigiando quem vai entrar no Orkut ou bate-papo, não vai resolver o problema, pois se eles estão lá para educar, então eles deveriam fazer jus ao seu trabalho. Não basta mostrar como a ferramenta funciona, tem que mostrar quão rica é a internet, e o quanto ela pode facilitar o seu dia-a-dia, mostrando vários sites que possam fazer isso. Não basta mostrar como o Office funciona, porque o importante não é aprender o Office, e sim aprender a escrever digitalmente, sem se preocupar com milhares de funcionalidades que este programa oferece. Assim, está criando uma grande ilusão de que não se pode usar a internet no trabalho porque não se entra no Orkut. Isso é errado. Praticamente todas as empresas que tem computador instalado estão conectadas on-line na internet. É no momentos como estes que você, um viciado desesperado pela rede de relacionamentos do Google, vai procurar outras opções para se viver na internet.

A internet que as empresas utilizam é para outras coisas, usadas exclusivamente para o trabalho. É necessário cair na real que nós estamos na era da informação e não só de bate-papo vive a Internet. Estamos na era da colaboração (apesar do Orkut seguir a paradigma da WEB 2.0), e você pode crescer muito com isso. Sei que será difícil conviver com a crise de abstinência do Orkut, mas no fim das contas, tudo isso será produtivo. Aí, vai ver que a internet é uma coisa maravilhosa que pode completar em muitas coisas.

* A imagem foi tirada o site governamental Inclusão Digital.gov

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de