Se você, meu caro amigo leitor, que assim como eu, também sofre de depressão, já deve ter ouvido vários tipos de paradigmas, preconceitos, piadinhas e até mesmo chegou a sofrer bullying, por conta disso. Sim, frases comuns às pessoas que desconhecem o problema e tratam o problema com grande ojeriza. Para muitos, podemos dizer que é pura ignorância para demonstrar frases, que ao invés de ajudar a pessoa que sofre de doença, procuram piorar ainda mais, tornando as coisas ainda mais complicadas para ele. Em muitos casos, é até bom que se uma pessoa não souber lidar com a depressão ou até mesmo não tem conhecimento sobre o assunto, é até bom que se mantenha em silêncio, pois palavras podem e muito a prejudicar as pessoas, especialmente quem sofre muito com a depressão. Vamos ouvir as frases mais comuns:
“Depressão é coisa de sua cabeça, é só uma frescura”
Vamos imaginar uma pessoa que diz isso do motivo de estar com depressão, ou seja, a pessoa sofre de depressão porque quer, segundo quem disse essa frase. Realmente todo mundo tem problema, mas vale lembrar que as pessoas quando tem problema, ela quer sair deste mesmo problema, não simplesmente sair dele. Uma pessoa com depressão, por mais que ele tenha cometido atos como tomar todo frasco de remédio de uma única vez, cortar seu próprio corpo ou até mesmo se jogar do alto de um precipício, ela quer sair do problema.
Pense numa pessoa desesperada que não sabe o que fazer com seu problema e que não consegue ter apoio de ninguém, nem mesmo uma mão amiga para poder ouvir e consolar sobre isso. Só que ao invés de ouvir palavra amiga, ouve críticas absurdas como essa. Exemplificar a fome e a miséria das crianças e famílias na África não vai nada resolver sobre o problema. Você não quer que a pessoa sofra como eles: se você não pode ajudar as crianças famintas da África, não jogue a pessoa com depressão na mesma situação, como forma de se mostrar superior.
“Está com depressão, porque quer. Se esforce para melhorar”
Seria um complemento do item anterior. Como disse lá, ele não tem depressão porque quer. Você não que que dizer à pessoa que tem que melhorar, tem que mostrar à pessoa, como se deve melhorar e a superar isso. E dizer que está com depressão porque quer, é a frase mais depreciativa que uma pessoa com depressão quer ouvir. Eu sei que isso vem da mente, mas não precisa ficar martelando isso na cabeça da pessoa, pois do contrário, ela jamais irá conseguir sair daquela situação e da fossa que está passando. Eu sei que não é fácil, mas ser compreensivo com a pessoa com depressão é a melhor forma de ajudar a vencer.
“Você deveria ter feito isso ou aquilo; se tivesse feito isso, não estaria assim”
Só dou um recado para as pessoas que adoram dizer estas duas frases: a máquina do tempo ainda não foi inventada. O que foi feito no passado, ficou no passado. Quantas coisas eu teria evitado na minha vida se eu tivesse agido de outra forma, sim é verdade e talvez (ou não) a minha vida seria totalmente diferente. Quanto mais você diz isso para uma pessoa que sofre depressão, mais apegada ao passado ela vai ficar, e pior vai ser a sua situação. Quanto mais dizer isso a ela, mais ela vai ficar angustiada e amargurada com tudo isso, ao sentir que nada poderá fazer para mudar o quadro.
Dizer isso não fará a pessoa voltar do tempo (mais uma vez digo, a máquina do tempo ainda não foi inventada), nem recomeçar tudo de novo. Entenda que a maturidade da pessoa de hoje não é a mesma de 5 ou 10 anos atrás. Não pense que as pessoas aprendem com erros cometidos no passado, eu mesmo aprendi. Tem coisas que não dá pra voltar atrás e ficar como se nada aquilo tivesse acontecido, pois a vida não é feita de “e se…”, é feita “eu fiz e quero aprender com o que errei”. Não é como editor de texto, onde você pode sair dando Control + Z, até voltar a situação em que estava. Você tem que apontar o novo futuro e todos nós temos uma segunda chance, dê a esta pessoa, a segunda chance para viver novamente.
“Saia um pouco, namore um pouco”
Normalmente quem manda fazer isso, nunca te convida para tais festas, eventos e coisas semelhantes, já reparou nisso? E quando aí você toma a coragem, esse tal indivíduo fica numa panelinha em que você jamais será bem-vindo. Às vezes fico me perguntando qual a graça de fazer isso e ainda sair para as baladas sozinho onde só se vê apenas panelinhas? Sobre namorar, seria vantajoso, se a pessoa tem mesmo uma namorada e quem não tem?
Muita das vezes, ficar em casa é a melhor opção do que perder tempo implorando por uma atenção ou uma boa companhia em uma festa e coisas afins. Uma coisa que sempre penso é que balada não é bom lugar para se arrumar uma namorada. Imagine eu ver uma garota bebendo até o fígado não aguentar mais e no dia seguinte, você fica sem graça de conversar com aquela pessoa, pois vai lembrar daquele vexame na festa. Outro motivo que sempre falo é que um namoro de verdade deve nascer de uma amizade.
Arrumar um amor não é mesmo que ir ao supermercado ou uma loja, buscar produto, não é como comprar um namorado numa peixaria (namorado, um peixe). Eu posso chutar que 90% dos “relacionamentos amorosos” que nascem da balada, tem prazo de validade de no máximo 24 horas. Então acha que isso vai resolver problema de depressão, sendo usando como pedaço de carne? Acha que viver em um relacionamento problemático também vai acabar com a depressão da pessoa? A pessoa que sofre depressão, normalmente é muito sensível aos sentimentos e gostam (e muito) de ser tratada com respeito.
“Você precisa ter fé em Deus”
Segundo a conclusão de quem diz esta frase, toda pessoa que sofre de depressão é ateu ou vai pro inferno, como é muito comum ouvir em meios cristãos. Fico pensando o que esse mesmo pessoal achou ao saber que Padre Marcelo Rossi sofre de depressão? Será que ele é ateu? Justo o Padre Marcelo Rossi, representante da Igreja Católica, que levou milhares de pessoas a voltarem para a “casa de Deus”, para a Santa Mãe Igreja Una Santa Católica, etc? Não meus caros, o padre Marcelo Rossi dos tempos do “Erguei as Mãos”, continua sendo aquele padre Marcelo Rossi do “Erguei as Mãos”, sendo que a diferença é que hoje, ele está passando por um problema, e é justamente a depressão. Ele não perdeu a fé, tanto que ele ainda continua na ativa na sua atividade pastoral. Depressão é uma coisa que vai muito além da crença, fé ou religião, é um distúrbio que deve ser tratado.
Cada um de nós somos seres humanos, falhos e pecadores e estamos a anos-luz de sermos como Jesus Cristo, que dirá Deus. Como pecadores precisamos de oração de de amor do próximo, pois este é o mandamento que Jesus nos passou. Como eu disse anteriormente, quando eu percebi que estava em depressão, eu era membro de um Ministério de Música na Igreja Católica no Rio de Janeiro, participando ativamente de pastorais. Então no caso eu também seria um ateu pecador e faltou a fé em mim? Não: simplesmente sou uma pessoa que sofre de angústia que apesar de tudo, clama pela misericórdia divina.
“Tá com depressão, vai ao psicólogo e psiquiatra, ficou maluco”
Quando uma pessoa percebe que tem depressão, ela deve sim procurar psicólogo e psiquiatra. Um, para ajudar a resolver conflitos inerentes à depressão, pois ele é profissional preparado pra isso. Enquanto o psiquiatra ele irá passar medicamentos para ajudar no tratamento contra depressão. Mas isso não significa que a pessoa é maluca, e nem vai ser internado num hospício e manicômio, andando de camisa de força e ser submetido ao eletrochoque. Não, não é assim que as coisas funcionam. Psiquiatra é um médico formado e especializado na área de psiquiatria e por isso que ele tem o poder de passar medicamento, enquanto psicólogo é um profissional que estudou para ajudar as pessoas a vencerem a depressão, a superar os sentimentos e as cargas negativas que impõem sobre seus ombros. Francamente, quem pensa assim, está na mais pura ignorância e prefiro nem comentar.
Conclusão
Existem outras frases que gostaria de colocar aqui também, sobre o incentivo da pessoa com depressão a trabalhar e a produzir (visto mais detalhadamente neste texto), dentre outros. Mais uma vez digo que não estou promovendo vitimismo de forma alguma sobre quem sofre de depressão. A pessoa que sofre depressão, no geral, não gosta de ser vista como pobre coitada, do contrário, ela quer superar com todas as forças que a possui. O problema é que muita das vezes, a pessoa se sente muito fragilizada com isso e nem consegue ter forças para fazer atos simples, como levantar da cama. Não é deixar a pessoa com depressão largada e deitada na cama, mas sim, ajudar a levantar da cama, abrir a janela e mostrar o quão maravilhoso é o dia. Palavras depreciativas e preconceituosas, só vão na verdade piorar as coisas.
Leitura Recomendada