A Nova Linguagem do Baú e a Arqueologia Poética

postado em: Baú | 0
Como vocês estão reparando, alguns posts do Baú estão sendo escritos de maneira diferente, tais como alguns trechos em negrito, itálico e com bastante imagens e interatividadade, bem como aumento considerável de números de posts em relação ao ano passado. Isso acontece graças ao novo esquema de postagens no blog com o objetivo de aumentar o público fiel e reduzir drasticamente as taxas de rejeição (que flutua em cerca de 80% a 85%). Também está sendo desenvolvido uma bateria de artigos (posts) semanais para atingir o maior número de interessados.


Isto não significa que as poesias e as crônicas deixarão de ser publicadas no Baú. Até porque, isto faz parte da identidade do blog. Estou com o projeto de recatalogar e digitalizar todos os meus antigos poemas do meu velho e surrado caderno de poesias. São cerca de 80 poemas escritos entre 1997 e 2001, e quero evitar que estas preciosidades sejam perdidas pelo tempo. Eu bem que adoraria publicar em uma editora, mas sabe-se muito bem que as coisas não são fáceis. Por outro lado, já é possível ler alguns poemas do caderno já publicados no Baú, tais como “Kamikaze“, “A Mulher do Póximo“, “O Caçador de Amor“, “A Deusa Erótica” e “Nos Jardins com a Rosana“. Após digitalizados, os poemas poderão ser enviados para os concursos literários ou publicados aqui. O projeto que acabei falar, eu dei o nome de “arqueologia poética”.


Como eu tinha falado, todos os posts deste blog (com exceção de poesias), escrito a partir de janeiro deste ano, terão textos com trechos escritos em negrito. Você pode até reparar, mas é esquema tão inteligente que parece que tem mensagens subliminares em cada texto que escrevo. Esta é uma técnica que aprendi com um amigo meu, e incita a curiosidade do leitor ou até mesmo provocá-lo. Logo, somente linkar, não é o suficiente. Tem que ter um tempero especial e criativo para tornar o Baú autêntico e diferente, mesmo que o texto não contenha links. A técnica de negrito é semelhante ao hábito de marcar textos com marca-textos e é claro que as marcações são de acordo com a personalidade do autor.

O aumento do número de posts só foi possível graças ao esquema que acabei criando, que permite que eu possa postar artigos via celular, usando a combinação dos recursos como o Mail-to-Blogger, pelo próprio e-mail do celular, configurado para POP 3 ou com MMS, dando mais tempo e mais liberdade para expressar as idéias. E no computador eu apenas reviso para logo assim, ser publicado. Assim, já não tem mais desculpas para expor as idéias do Baú. Tenho reparado que muitos blogueiros estão “abandonando” seus blogs por causa da falta de tempo. Talvez seja isso a solução para este problema.


E à respeito das interações, serão estudados os meios necessários para tornar esta técnica mais leve e saudável, sem tornar o site pesado, e sem tornar cansativo para o internauta. Embora comentar seja o mais natural das interações na Blogosfera, também haverá outros meios de interação, tais como um vídeo, uma animação, uma apresentação, etc, de acordo com o assunto, a necessidade e recursos financeiros.

Artigos Relacionados:

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de