Minha intenção principal aqui não é listar quais são as correntes da internet que congestionam as caixas de e-mails de todo o mundo, mas mostrar o quanto elas tem causado problemas na nossa sociedade. Mas vou classificar e enumerar os tipos de correntes mais comuns e que cuidados devemos ter. Muitas dessas correntes vem acompanhadas também de vírus e worms, ou até os famosos cavalos de tróia, que causam sérios danos ao seu computador, além de dados comprometidos. Há quem diga que as correntes são a orkutização dos e-mais, mas isso ocorria muito antes dos surgimentos das primeiras redes sociais, quando a moda entre os jovens, ainda era salas de bate-papo. Mas essas correntes não se restringem aos e-mails. Também é comum encontrar em fóruns, redes sociais e até mesmo via SMS. Quantas vezes você recebeu um torpedo de uma pessoa estranha, dizendo que algo de bom vai acontecer, e será preciso repassar a mesma mensagem para 10 ou 20 pessoas? Isso chega a ser incômodo e chato, pois não sabemos com que tipo de pessoas que estamos lidando, principalmente, quando recebemos de pessoas desconhecidas. A melhor forma é adicionar ao SPAM nas caixas de e-mail, denunciar nas redes sociais e fóruns ou ainda SPAM no celular SMS (se o celular tiver esse recurso), ou pedir à operadora bloquear esse número chato.
Como tenho dito, muitos hackers usam desse artifício para instalar vírus, worms em seu computador, para poderem danificar o computador, roubar informações confidenciais como, senhas de acesso ao e-mail, fotos íntimas pessoais, senhas de banco e muito mais, para usarem desses dados para cometerem atos criminosos. Isso sem falar dos spammers de SMS, para usarem esse recurso para forjarem o falso sequestro, se valendo das informações pessoais, que você mesmo forneceu. Mas por outro lado, essas correntes acabam gerando as famosas teorias de conspiração, que são informações impressionantes que são passados por e-mails (geralmente vem com arquivo do formato Power Point como anexo), redes sociais, com imagens conspiradoras e links (aí que mora o perigo) e também por SMS, onde geralmente falam do sorteio e promoções de operadoras, que são bastante facilitadas, como por exemplo, “você ganhou R$500,00 em saldo do seu pré-pago. Repasse para 50 pessoas.”, oferecendo prêmios, pedindo para ligar e passar dados confidenciais. Não façam isso, pois podem estar caindo na armadilha dos golpistas.
Aqui vou listar alguns tipos que vou criar uma classificação, cujo o nome foi inventado, mas vai ser de fácil compreensão. Os mais comuns são os miraculosos, que vem acompanhados de imagens fofas e bonitas, gifs animados, e ainda com arquivos de Power Point como anexo, e no final, pedem para repassar para uma boa quantidade de amigos. Ainda há os coercitivos, eu costumo chamar de e-mails de Samara (aquela do filme O Chamado), que conta a história de uma menina que tem uma idade, e teria se tivesse viva, para em seguida contar uma história trágica, e ainda conta história de quem quebrou as correntes também passou por tragédias, pedindo para repassar para uma boa quantidade de amigos, para que a tragédia não aconteça o mesmo com as pessoa que a leu. Há também os apocalíticos, que falam que vai acontecer algo terrível na humanidade, e precisa repassar, para que você não sofra isso.
Ainda há aqueles promocionais, que são e-mails, sem nenhum padrão visual ou logotipo desta empresa citada, que prometem uma série de vantagens e promoções, caso repassasse essa mensagem para uma determinada quantidade de amigos e ainda se cadastrarem. Normalmente, isso vem com links, o que torna a prática perigosa, pois isso torna você algo de golpistas. E por fim, vem as fotos de mulheres nuas, que são os chamados caiu na net, mas estes também são perigosos. Nada contra ver mulheres nuas, mas leve em conta sobre a veracidade, mesmo que as fotos sejam da tua vizinha, tua colega de trabalho, aquela jovem da igreja ou até sua ex. Esse tipo de corrente tem uma particularidade, pois são bem aceitas e solicitadas, e os hackers de aproveitam disso para roubar dados de quem vê e repassa. Portanto, cuidado!
Ainda há também os e-mails conspiratórios, que passam informações de pessoas públicas e conhecidas, que são dificilmente de serem provados e confirmados, onde a maioria dessas conspirações, por essas mesmas pessoas e entidades. E é fácil verificar se é verdade, pesquisando em sites de busca ou ainda entrando em contato com eles mesmos, para verificar se isso é realmente verdadeiro. E como todo e-mail de correntes, estes pedem no final para repassar para as pessoas terem mais informações a respeito da conspiração, sem ao menos checar se é realmente verdade.
Para se prevenir e acabar esses problemas sobre esses incômodos meliantes da internet, quebre a corrente sem medo de ser feliz, e se houver muita insistência, reporte como SPAM. Se vier de uma pessoa conhecida, você ainda pode responder a mensagem, pedindo pra tirar da lista e não receber mais. O mesmo vale para SMS. Alguns celulares, especialmente os smartphones, possuem recursos para bloquear remetentes por SMS, caso ao contrário, pode solicitar o bloqueio á operadora. Aliás, eu já quebrei muitas correntes e até hoje não recebi a visita da tal Samara, que talvez eu chamaria ela pra sair. Não acredite em tudo que é passado na internet. Custa nada ir aos sites de busca e checar as veracidades das informações passadas.