Lembro da época (não é tanto tempo assim) em que se estourou a onda de criar blogs e a imprensa falava que os internautas contavam os seus momentos de suas vidas pessoais em que as meninas jogavam fora o velho amigo diário de papel e substituem por blogs. Eu achava isso muito engraçado, pois antigamente, para se ler o diário de uma amiga era pura emoção e aventura, pois elas guardavam o segredo neste pequeno caderno com unhas e dentes somente pra elas (embora nem sempre isso é verdade). Atualmente os blogs se tornaram fontes de informação bastante produtivos e até mesmo corporativos. Como no caso do blog do Bruno Torres, Tableless, Carreira Solo, Locaweb, e também, como se sabe, os colunistas do jornal O Globo tem seus blogs. Com isso, o conceito de blog como “diário pessoal”, onde as pessoas desabafam e ficam contando aos sete ventos, passou a ser até então pejorativo. Isso acabou durante o advento do Orkut, Gazaag e de outros sites de relacionamento, fazendo com que muitos “escritores” de diários virtuais (hoje é diferente de blogueiros), onde as pessoas trocam as idéias. 🙂
Vamos lembrar também que muitas pessoas trocaram blogs por fotologs, pois pelo que vi, o pessoal anda mesmo interessado em contar sobre sua vida pessoal e exibir pra todo mundo, sem se preocupar em apresentar conteúdo nenhum, salvo sob raras exceções. Isso foi no caso do jornalista Carlos Aranha, que deu uma aula de como fazer um blog de verdade, relatando sua viagem ao Peru. Além de compartilhar sobre a maravilhosa viagem, deu pra aprender muita coisa sobre a cultura peruana e o império Inca. E acreditem: dá pra consultar o blog pra fazer o trabalho de história ou de geografia. A viagem foi muito relaxante e deu pra aprender muitas coisar. Eu, por exemplo, tive o prazer de acompanhar todos os posts deste blog. Ali foi pela primeira vez que aprendi a gostar de ler os blogs, que até então, os blogs não me despertavam interesse.
Quando tive o primeiro contato com a internet na flor de meus quartoze anos de idade, eu aprendi que a internet é uma grande biblioteca de informações onde se pode aprender muitas coisas úteis. Mas infelizmente esse brilho e esse sentido foi ofuscado muitas vezes por sites pornográficos e de futilidades e de fotologs exibicionistas e narcisistas (que me perdoem os meus amigos que tem fotolog. Raramente coloco comentários nestes sites, apesar da vossa insistência de eu fazer isso). Ainda bem que o Orkut juntou todas essas beisteiras no lugar só e está conseguindo. Bem que fiz questão de deletar o meu orkut, pois não aguentava ver mais meus scraps sendo enfeitados por elefantinhos, macaquinhos me miquinhos, além de pessoas que adoram fuxicar a privacidade das pessoas.
Mas cá entre nós, é verdade que os blogueiros não sabem conversar? Bom, se eles querem fazer panelinha, o problema é deles, deixa. Assim só vou ter o descontentamento de ver os blogs fúteis que foram feitos unicamente para serem visto por amigos (mas o Google não deixa…). Isso não significa que eu não vou deixar de colocar a festa do final de semana que achei interessante compartilhar. Mas fica aí, cada blogueiro tem seu critério de colocar o post no seu blog. No entanto, fica importância de definir o seu conteúdo e ver o quanto é maravilhoso a blogosfera. E não se esqueça também que o blog hoje em dia é muito importante para o seu marketing pessoal e também oferecer aos visitantes de seu blog, recursos para deixar o seu visitante à vontade. Deixem seus comentários…
E para contribuir para o desenvolvimento da blogosfera brasileira, eu vou colocar os blogs bastante interessantes, como a da Bruna Surfistinha (ou Raquel Pacheco, se preferir), por exemplo e também mostro os blogs jornalísticos muito legais, como da Info, Folha de São Paulo, Ademir Antônio Bacca, Cocadaboa e muitos outros. Cada um deles, é claro, com sua finalidade de informação. Isso sim, é que é a nova tendência dos blogs. Por fim, se vocês querem saber da finalidade deste blog, é só olhar para o texto que está logo abaixo do título. Para todos os meus amigos que ficaram reclamando da blogosfera brasileira, recomendo que cliquem no título deste post. Mas cá entre nós: todos deveriam participar para contribuição da nossa blogosfera.