Nos últimos meses, está cada vez mais tendencioso as empresas empregarem cada vez mais as dinâmicas de grupo, o que está pegando muita gente de surpresa, chegando a deixar os candidatos de saia justa. Assim como a entrevista, a dinâmica de grupo também é uma avaliação em mão dupla, pois geralmente nesta fase, o candidato conhece mais a empresa, bem como o gestor na qual vai trabalhar. Quase todas as empresas estão colocando dinâmica de grupo antes das entrevistas, como uma forma de eliminar os candidatos que não são pró-ativos, que segundo os avaliadores, a falta de participação na dinâmica, é a falta de interesse em participar dentro da empresa. Vamos então às dicas:
- Assim como na entrevista, vá sempre bem arrumado e impecável, pois isto conta como ponto, já que as empresas informais não adotam este tipo de avaliação.
- Procure conhecer a empresa com mais antecedência, para mostrar o interesse.
- Seja pontual e chegue no horário. Não é necessário chegar uma hora antes.
- Seja sincero e fique a vontade, mas também não fique recolhido na dinâmica de grupo. Seja participativo e procure tomar atitudes de um líder.
- Quando o avaliador fizer perguntas, seja ágil na resposta, mas nada de ficar fazendo firulas com as palavras e nem mesmo ficar gaguejando. Se tem problemas com isso, procure se exercitar diante de um espelho ou com a pessoa que você confia. Os tímidos tem muita pouca chance de passar na dinâmica de grupo.
- Não seja extravagante no teste.
- Evite ficar falando muito de problemas pessoais e profissionais, o que pode causar impressões negativas ao avaliador, bem como o gestor que pode estar presente na dinâmica de grupo.