Em Busca do Sentido da Vida: Planos

postado em: Sentido da Vida | 5
Planejar a vida é bom?
Planejar a vida é bom?

É muito comum, em qualquer meio que vivemos, ouvirmos de pessoas que devemos planejar tudo que devemos fazer. Passamos a vida inteira planejando as nossas vidas, passamos o tempo dedicando em planejar os mínimos detalhes, para que tudo corresse perfeitamente como foi planejado. Mas por mais que planejamos cada momento de nossas vidas, sempre nos deparamos com imprevistos e muitos acabam pondo os seus planos por água abaixo e desistindo de tudo. Mas há os persistentes que sempre vão até o fim nos seus planos e no fim acabam realizando grandes feitos. Executar planos é bem mais difícil que planejar, pois daí é uma questão de atitude.

 

Planejar é uma atitude que mostra a disciplina em seguir o seu sentido da vida, tornando o seu futuro o mais previsível possível, por mais que imprevistos possam ocorrer, sejam por nossas próprias causas, sejam por causa dos terceiros. Por mais que o futuro pareça ser previsível, com uma série de planejamentos, ele sempre será imprevisível e surpreso. Logo, não devemos ficar preso aos planos, sejam eles planos A, B, C ou Z, mas devemos estar sempre prontos para improvisação a qualquer momento oportuno em que o mesmo pede. Quando a imprevisibilidade é causada por nós mesmos, dificilmente retorna para o traçado original e jamais se tornará o mesmo, podendo ainda desviar todo o seu projeto, todo seu foco em curso.

Ainda há aqueles que não planejam suas vidas, que vivem a cada instante como se fossem o último e vivem na imprevisibilidade e nas surpresas, logo são os que vivem felizes, pois acham que o trabalho de planejamento é chato, entediante e que não se devem perder tempo com isso. Mas chega a questionarmos se essas pessoas sabem qual é o seu objetivo de vida, se é para aproveitar a cada instante, como se fosse o último. Apesar de tudo, não escapamos de planejar e organizar o nosso dia-a-dia, pois viver sem os planos seria uma grande loucura e seria como se estivéssemos caminhando em uma vasta floresta, cheia de neblina e sem bússola, sem saber para onde estivemos indo. Já uma pessoa que planeja é como uma pessoa nessa mesma floresta cheia de neblina, que anda com o guia da floresta, o mapa, a bússola e o GPS e mantém o foco no objetivo.

Planejar pode ser uma atividade entediante e chata, mas é esses momentos chato que nos previne de outros ainda piores. Planejar é se antever à possíveis dificuldades que possam ocorrer na vida e se precaver nos possíveis imprevistos. Planejar é se organizar, é se preparar para uma longa jornada para atingirmos o sentido da vida, termos a perspectiva de vida, e termos uma vida rica, não em dinheiro, mas em coisa que dá mais prazer e que tem de maior valor. Uma vida bem planejada, tem as maiores chances da felicidade ser atingida.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de