Em Busca do Sentido da Vida: Sinceridade

postado em: Sentido da Vida | 0
rango
Há pessoas que são como camaleão, há pessoas que são como cobras.

Ao longo de nossas vidas, interpretamos os nossos papéis, em cada situação em que nos encontramos. Em casa, interpretamos um papel de pai, de filho, de irmão, de acordo com quem nos relacionamos, no trabalho, quando exercitamos o determinado papel, de acordo com o cargo que exercemos, na escola, quando temos outros papéis, seja de professor, ou de aluno, seja no mercado, onde podemos fazer o papel de cliente ou de fornecedor. Portanto, ao longo do dia, temos um papel, mas por fim, temos uma personalidade que está muito além de qualquer papel que exercemos. E o papel que exercemos, tem de estar de acordo  com a nossa essência, ou seja com a nossa personalidade. E isso se chama sinceridade.

Logo, sabemos que existem pessoas que exercem um papel diferente, não somente um papel, como também assumem uma personalidade diferente, se tornando dúbias. Sim, é como se fosse um camaleão que se muda completamente, não somente a cada ambiente que se encontra, como também para cada cada pessoa, com quem interage. Engraçado que você se mostra ser uma pessoa na internet, outra pessoa em uma conversa privada no bate-papo e uma pessoa completamente diferente, numa conversa cara a cara. O pior de tudo, é que existem pessoas que usam destes artifícios para prejudicar e maltratar os outros, ou seja, se disfarçam de amigos, para poder atacar sem dó, nem piedade.

E infelizmente, é muito comum as pessoas falarem e pregarem algo que elas realmente não são. Cansamos de ver pessoas que pregam vermelho, mas quando praticam, é tudo azul. A chamada hipocrisia, onde todos fazem o papel de juízes, que aplicam suas sentenças, mas entre quatro paredes, fazem exatamente, o que as seus réus fazem. A hipocrisia, mostra que as pessoas preferem viver escondidos sob suas máscaras, viverem dentro de seus casulos, sem saber que sendo hipócritas, acabam enganando até a si próprios, e passam a viver a sua vida na mentira. Hipocrisia cega as pessoas, levam as mesmas a andar em círculos, sem saber realmente, o seu verdadeiro sentido da vida.

Então, vivendo na hipocrisia, e na mentira, mostra por completo que você não possui uma base firme e forte. Você pode dizer para todos que é uma pessoa correta, elegante, forte nas suas convicções, que tem muitos amigos, mas no fundo, acaba se mostrando uma pessoa perdida, fraca e imatura, que vive sendo levada a qualquer brisa, ou onda. Uma pessoa que não sabe ser sincera, nunca será uma boa amiga, e mesmo que diga a verdade, não será acreditada. Por isso, digo que a sinceridade é fundamental e é tudo para a formação e a maturidade. Ser bipolar não é nada bom. Saiba que a mentira nos prende e a verdade nos liberta!

Que busquemos sempre a verdade, sendo sincero conosco mesmos, pois o papel da sinceridade é muito importante para a maturidade humana, e para o fortalecimento do indivíduo, pois transpassamos confiança para as pessoas, e por fim atrairmos pessoas verdadeiras. Mas antes de tudo, é preciso sim, uma autoconfiança, ser sincero consigo mesmo, se aceitar como realmente é, com suas qualidades e defeitos, para ser sincero com o seu próximo. Viver na hipocrisia é embaçar a sua vista, é cair em seu próprio mundo ilusório, que você mesmo criou. Para conquistar grandes realizações, e por fim, descobrir o sentido de sua vida, é preciso acima de tudo, a sinceridade, consigo, e com as pessoas que estão próximas a ti. Só é verdadeira feliz, quem é verdadeiramente sincero!

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de