Lidando Com o Ciúme

Se você acha que o amor e a fidelidade amorosa, tem a ver com a imagem acima, já está na hora de ver e rever os seus próprios conceitos...
Se você acha que o amor e a fidelidade amorosa, tem a ver com a imagem acima, já está na hora de ver e rever os seus próprios conceitos…

Por muito tempo, ouço falar que o ciúme é uma prova de amor, uma prova que garante a fidelidade e uma relação saudável. Mas como eu mostrei no texto que escrevi sobre a fidelidade conjugal, o ciúme, em nada garante a fidelidade do parceiro e principalmente a felicidade. Posso dizer que o ciúme é uma coisa complicada demais de lidar, pois há séculos acostumamos com a ideia de que temos posse e controle de um do outro, quando não é a verdade. Em uma relação amorosa, deve ter em mente de que você não é dono daquela pessoa. Pra falar verdade, nunca vi o ciúme com os bons olhos, pois no meu ponto de vista, o ciúme tira a liberdade de uma pessoa.

Amar não tem a ver com a prisão, se assim fosse, seria melhor viver solteiro sempre. Um pássaro que vive na gaiola não se sente amado, mas quando ele se sente livre, se passar a confiança, o carinho e o amor, ele sempre retornará para o seu criadouro de onde saiu, mesmo que leve dias para o seu retorno. Ciúme não tem nada a ver com a segurança (o que remete a uma prisão), tem a ver na verdade com a insegurança. Se assim fosse, os presídios seriam os lugares mais seguros do mundo. Seria então a segurança não ser traído, pois esse é o principal motivo para tal ato? Se você não confia em seu parceiro, não será capaz de manter uma relação saudável.

Eu disse outra vez e repito: uma relação saudável se constitui de respeito, confiança e amor e na falta de um deles, tudo que foi desenvolvido dentro de uma relação vem por água abaixo. Te digo que o ciúme não evita a traição, pelo contrário, ele provoca. O ciúme é um ato muito instintivo e primitivo. Prova disso, é que observamos as crianças com ciúmes de seus brinquedos e vemos uma brigando com as outras por esse motivo. É muito difícil ver uma criança emprestando o seu brinquedo para outra criança, por questão de ciúmes, pois sente muito apego por ela. Quando outra criança pega sem autorização, ela começa a chorar, espernear e até brigar. E isso não é diferente nas relações amorosas, e o pior, é visto como uma virtude e não um vício a ser combatido.

Que os casais mantenham-se fiéis uns aos outros, procurando manter uma relação saudável, não através do ciúme infantil, mas através dos pilares em que foi apresentado. Assim, quem sabem compreendemos o verdadeiro sentido do amor e muitos problemas relacionados ao namoro e casamento, inclusive a traição, podem ser evitados e resolvidos, se a gente dominar o mais primitivo dos instintos que gera um apego.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de