Prazer Acima de Tudo?

postado em: Conselhos e Partilhas, Sexo | 0
Ao longo de nossa vida, nos deparamos com diversos tipos de prazer, entre eles, o prazer sexual. Mas  o prazer sexual deve estar acima de qualquer coisa, inclusive do amor?
Ao longo de nossa vida, nos deparamos com diversos tipos de prazer, entre eles, o prazer sexual. Mas o prazer sexual deve estar acima de qualquer coisa, inclusive do amor?

Antes de mais nada, vamos parar e refletir sobre a palavra prazer. O que de fato é prazer? Prazer é nada mais e nada menos que a sensação de bem estar, de nos sentirmos completos e felizes. Mas não é preciso mostrar a felicidade e alegria, quando a pessoa sente muito prazer, mas pensamos que o prazer é uma forma de massagear o nosso ego, de nos sentir bem. É a partir do prazer, que nós produzimos, quando a gente está fazendo o que nós mais gostamos, ou até mesmo para satisfazer os nossos instintos mais primitivos. Ainda que este prazer instintivo dê uma satisfação inigualável, acabamos muitas vezes nos entregando à grande dor da angústia ou do arrependimento, que o que fazemos vai contra o que pensamos ou a nossa razão, nos levando ao intenso conflito interior  É diferente do prazer pelo que fazemos, o prazer laboral, que nos motiva e nos dê ânimo para sonhar, ainda que este prazer esteja ligada a um hobby.

 

Sim, existem vários tipos de prazer, e devemos mesmo ter prazer no que fazemos. Em momento algum devemos ser forçados afazer algo que não queremos, isso no mundo ideal. Mas na realidade, somos sujeitos para fazer as nossas “tarefas chatas”, em meio às várias atividades prazerosas.  Mas aqui vamos nos focar e falar mais do prazer instintivo, o que muitas vezes, é facilmente relacionado ao vicio. Acabamos portanto nos entregando aos instintos selvagens, anestesiando a nossa consciência, sem ao menos enxergar a nossa consciência degradante. O que quero mostrar é que o prazer não deve ser satisfeita a qualquer custo, este deve ser balanceado com o nosso sentimento, e com a nossa consciência. E isso é importante para a formação do caráter.

 

Quando a gente coloca o nosso prazer acima de qualquer coisa, acabamos por sermos completamente egoístas e passamos a enxergar o mundo com nosso próprio umbigo, ignorando tudo ao nosso redor. Com isso, acabamos nos afastando das pessoas do nosso redor e do nosso convívio, passando a viver como eremitas solitários, no meio de um mar de gente.  A solidão e o completo isolamento, é o salário que ganhamos, quando colocamos o nosso prazer acima de tudo. Teremos a sensação de que ninguém a ama, e se sentir rejeitado por todos. Pelo fato da pessoa colocar o prazer acima de qualquer coisa, esta mesma pessoa acaba negando o amor consigo mesmo, e por consequência  afastando o amor do próximo, porque somente o amor atrai o amor e não o contrário. Logo nós vamos perceber que nem sempre devemos colocar o prazer acima de tudo. O prazer é bom, pois faz nos sentir bem, mas bem de verdade, não o prazer viciante, que nos torna degradados e destruídos.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de