Legado das Olimpíadas Pra Quem?

postado em: Cotidiano, Governo | 0
Bonito, muito bonito! Mas o que a população ganha com isso?
Bonito, muito bonito! Mas o que a população ganha com isso?

Lembro que houve um clima enorme de festa e gratidão, quando o Brasil passou a sediar a Copa do Mundo de 2014 e a minha cidade natal, o Rio de Janeiro, a sediar as Olimpíadas de 2016. Isso de fato dá ao Brasil e principalmente o Rio de Janeiro uma visibilidade mundial e atrai inúmeros investimentos e por consequentemente empregos, tirando as famílias da ociosidade, da miséria e da criminalidade. Seria uma ótima oportunidade para criar melhorias, para as cidades que vão sediar estes tais eventos de grandíssimo porte, que trazem legado para as mesmas até por muitos anos depois da realização do evento. Mas de que legado estamos nos referindo?

O que as autoridades nos vendem como legado, são na verdade os BRTs, estádios de primeiro mundo, metrô, trens, construções de novos hotéis, empreendimentos e instalações. Em primeira vista é tudo maravilhoso, pois isso melhora a mobilidade dentro das cidades, principalmente as que vão sediar os jogos da Copa do Mundo e Olimpíadas. Claro que vemos as prefeituras de algumas cidades estando presentes e se dedicando de corpo e alma para que tudo fique bonito para o evento que há de vir. O que me preocupa, é que estamos com a sensação de arrumar a casa, reformar uma casa para acolher uma festa, e não pensamos no que pode vir depois.

Mas de que adianta termos um sistema de transporte de primeiro mundo, estádios de primeiro mundo e instalações esportivas de primeiro mundo, se não temos saúde e educação de primeiro mundo? Creio que o legado das olimpíadas e da Copa do Mundo, tem que trazer benefício para toda a população e não para poucos que faturam com as obras superfaturadas. Queremos respirar os ares de primeiro mundo, e ainda vemos educação pública básica atrasada, hospitais públicos em estados precários, sem falar da especulação imobiliária pegando a carona, aumentando os preços dos imóveis absurdamente, tornando impossível comprar uma casa.

 

Claro que o desemprego não terá até que os eventos sejam realizados, mas e depois, como ficará a política socioeconômica do país, depois que toda essas festas passarem. Queremos metrô para 20 anos, não para 20 dias, assim como queremos um governo que invista sério e pesado na nossa educação, pois isso, poderemos dizer que trará um grande legado para o Brasil e fará dela, uma grande potência mundial, ainda que a longo prazo. Talvez seja agora mesmo o bom momento para pensar, enquanto as cidades se tornam verdadeiros canteiros de obras. É preciso sim, cobrar a transparência das autoridades, discutir as prioridades da população e por fim, combater a corrupção.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de