E Quanto aos Poetas?

Dentre os escritores que mais sofrem neste país tupiniquim, quem mais sofre realmente são os poetas. Muitas editoras já deixam claro que não aceitam poemas para avaliação e com isso, torna-se muito mais difícil publicar um poema do que publicar um conto. A justificativa, eu vou transcrever a afirmação tirado do site Escreva Seu Livro:

“Poesia costuma ser recusada não só porque não vende, mas também devido à postura dos poetas. Vou comentar o que acho mais problemático. Muitos escritores talentosos, por exemplo, gastam sua imaginação imitando o estilo de grandes mestres.”

Outra crítica das editoras e dos agentes literários, é que os poetas remetem muito ao passado bucólico e distante. Logo, isto demonstra até um certo preconceito com os poetas que pretendem ter suas obras publicadas. Claro que poesias são as menos procuradas nas livrarias, por questões óbvias: os autores são sempre os mesmos. Pode até mesmo existir outros motivos, mas este é o principal. As editoras dizem que querem algo de novo na área da poesia, mas o que exatamente elas querem de novo?

Realmente, nós poetas teremos que procurar uma saída alternativa como a blogosfera e a música, que são áreas onde existem grandes possibilidades de sermos reconhecidos. Embora não é possível ganhar muito dinheiro postando poesias no blog, mesmo com AdSense, na área musical, é a área onde a carreira de compositor (existem compositores poetas sim) é bem promissora.

Mesmo assim, caso não tenha um dom pela música e não tem nenhum conhecido músico para colocar melodia em seus versos, outra alternativa é participando de concursos. Existem concursos que dão apenas troféus, mas existem concursos que dão renumerações para os melhores poetas. Embora ganhar o primeiro lugar nestes concursos seja tão difícil quanto publicar um romance ou um infanto-juvenil por uma editora de grande nome, este caminho é até então divertido e te acrescenta bastante, pois é em eventos como esses que você conhece outros poetas e até mesmo pessoas que podem te ajudar a colocar o seu livro de poesias nas prateleiras das livrarias. E por falar em conhecer novas pessoas, não poderemos esquecer que participações em saraus e encontros de poetas é uma boa pedida. Existem muitos poetas que também escrevem romances, ficção, infanto-juvenil, etc.

Eu se tivesse tempo, seria um assíduo freqüentador dos saraus e pretendo voltar a participar dos festivais de poesias, depois de um bom tempo parado. Espero que essas dicas que podem dar mais ânimo para vencer a batalha e tornar-se um escritor e/ou poeta de sucesso. Até mais.

Artigo Relacionado:

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de