Por Que Casar?

Casamento não é obrigação, nem necessidade. É apenas uma a manifestação do amor.
Casamento não é obrigação, nem necessidade. É apenas uma a manifestação do amor.

Posso dizer que essa é uma pergunta que atormenta a cabeça de milhões e milhões de jovens e pessoas que já foram divorciadas, todos os dias. Vivemos em uma sociedade que dá muito valor ao matrimônio, tanto que chega a ser considerado um processo natural: namorar, noivar, casar, lua-de-mel, filhos. Achamos tão natural, que muitos se casam, sem ao menos fazer a pergunta que figura o título deste texto, sem ao menos ver a importância desse ato que mexerá para sempre com sua vida. Chega até parecer mecânico todo esse processo, mas não é assim que tem que ser. Querendo ou não, acabamos nos cedendo à pressão de nos casar, por pressão dos familiares, dos amigos e até mesmo da mídia, onde é comum ver casamentos em quase todas as suas novelas, como um recurso para viver uma felicidade eterna. Somos pressionados e impelidos a casar sim, já desde o berço, através dos contos de fadas, onde as mesmas contam histórias de princesas e donzelas, à espera de príncipes encantados, montados em seus cavalos brancos, para se casar no castelo e viver “felizes para sempre”.

Posso admitir que o casamento foi um grande passo evolutivo do homem. É através do casamento que surgiu a família. Estudiosos afirmam que nos tempos das cavernas os homens podem transar com várias mulheres que quisessem e muitas vezes, nem assumiam os filhos. Era quase que impossível saber quem era o seu pai naquela época. O casamento, posso dizer portanto, que fortaleceu e estabeleceu a figura de pai e mãe. Não só isso, como contribuiu para a criação de primeiras cidades e até mesmo nações. O casamento, e por consequente, a família ajudou a evoluir a nossa sociedade e a chegarmos a civilização tão complexa que temos hoje. Mas não deixemos de fazer essa pergunta que tanto martela em nossas mentes, e que fica no ar sem destino, a espera de uma resposta sensata.

O casamento pode até ter uma certa importância para a sociedade, mas no mundo atual não é tudo. Embora pareça ser o processo natural, a lei da natureza, na verdade ele não é. Basta observar os comportamento dos animais ou até mesmo a pré-história da humanidade, como eu exatamente citei no parágrafo anterior. Nós achamos que seja o melhor meio de se estabelecer uma família, e uma sociedade sem família, talvez contribua para o colapso da civilização, a não ser que vivamos no Admirável Mundo Novo. Hoje em dia, parece que está cada vez mais desnecessário o casamento e as pessoas estão fazendo essa pergunta todos os dias. Hoje em dia, as pessoas estão tendo consciência de que não é preciso se casar para ter filhos, tanto que podemos ver mães e pais solteiros. A ideia de fortalecer a família, uma coisa tão antiga, mas muito atual. Na teoria (eu disse, na teoria), a família é o lugar onde as pessoas se desenvolvam e evoluam e as pessoas não se sintam sozinhas em meio à sociedade.

Concluindo o texto, o casamento não deve ser uma obrigação, e sim uma grande manifestação espontânea de amor entre as partes. Não importa se tem que se casar na igreja, no civil, ou simplesmente resolveram morar juntos, tem que ser espontâneo e com amor. É onde o amor entre as partes se comprometem em se fortalecer e criar juntos o legado. O casamento, quando é espontâneo, sincero e verdadeiro, ele é capaz de transformar o lar em um lar de paz, como se fosse um paraíso em meio à Terra. O casamento é a maior manifestação do amor, cultivado sob o relacionamento em que possui três bases indispensáveis para a existência: respeito, confiança e amor.
Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de