Em Busca do Sentido da Vida: Tempo

postado em: Sentido da Vida | 0
Você tem tempo para analisar sua própria vida?
Você tem tempo para analisar sua própria vida?

Todos nós sabemos que o tempo é o senhor de tudo que rede em nossas vidas. É comum afirmar que a vida é praticamente regida pelo tempo e que possui uma sabedoria que não compreendemos. O tempo é justo e não perdoa, pois se não dermos conta, estaremos castigados pelo tempo. Pode parecer que não, mas parece que estamos nos referindo a Deus, e não propriamente ao tempo, pois tudo que roda na nossa vida é gerida pelo tempo. Não foi o tempo que criou o Universo, a Terra e finalmente o homem em 7 dias, e ele não existia desde o princípio. Na verdade, o tempo foi criado pelo homem, para facilitar e organizar as atividades do dia-a-dia. O tempo foi criado a partir dos movimentos do sol, da lua e das estrelas, na qual foram feitos as medidas do momento e da instância, para determinar a época certa de plantar e fazer colheita. E a partir da criação do tempo, surgem prazos, estimativas, aniversários e festivais, entre outros.

Com o passar do tempo, isso se tornou cada vez mais evidente e mais negativo. O tempo, que antes era amigo das pessoas, passou a ser um grande e maior dos adversários. Parecia que o tempo tem se encurtado cada vez mais e mais e as pessoas passaram a viver cada vez mais ocupadas. O tempo passou a ser cada vez mais escasso. Não é que o tempo tem se reduzido, é que as pessoas tentam fazer muito mais coisas em pouco tempo. O que antes as pessoas exerciam apenas uma atividade em uma hora, agora exercem cinco atividades ou mais. Somos forçados a correr sem parar o tempo todo sem parar, causando as fadigas diárias. Hoje em dia, todos têm pressa, todos estão ocupados, ninguém tem tempo pra nada. As pessoas passam a se desgastar em algo que muitas vezes não traz felicidade, o que faz com que as pessoas deixem de viver e passem a apenas sobreviver.

Para seguir em busca do sentido da vida, é preciso saber se estar gastando tempo para poder sobreviver ou para viver. Se está trabalhando simplesmente para deixar as contas em dia ou se está trabalhando para se sentir um profissional realizado? Se está estudando só para ter o diploma ou para almejar o aprendizado para realizar coisas maiores? Se está gastando tempo com futilidades, ou gastando tempo para se dedicar em coisas úteis? Vivemos sempre em função dos outros que esquecemos de ter tempo até para nós mesmos e analisar as nossas vidas. E com certeza, essas pessoas jamais encontrarão a felicidade, foi serão como escravos que procuram um meio de se libertar, e quando são libertos, não sabem para onde ir, pois estiveram acomodados com o sofrimento da escravidão, pois eles não tiveram tempo para analisar em suas vidas, apenas gastando tempo em fazendo trabalho para os outros, sem perguntar do porquê.

O que acontece, que quem normalmente gasta tempo para sobreviver (até mesmo as pessoas que acham que estão vivendo a vida, mas na verdade estão seguindo a onda para sobreviver), acabam deixando de lado, coisas mais importantes que podem mudar para sempre e que sejam as verdadeiras portas de felicidade. O que faz com que acabam caindo na rotina, andando em círculos e o tempo não para de se mover. O planeta continua girando, e a lua orbitando, o sol e as estrelas se movendo, enquanto você vive em círculos, gastando seu tempo apenas para sobreviver. Buscar o sentido da vida é quebrar as regras e investir o seu tempo para poder viver. Só assim que o tempo deixará de ser um adversário cruel e passará a ser seu melhor amigo.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de