Em Quem Confiar?

Por que as pessoas traem, mesmo sabendo que podem levar a pessoa a morte?
Por que as pessoas traem, mesmo sabendo que podem levar a pessoa a morte?

Vivemos num mundo perigoso, em que somos sujeitos a todo tipo de mentiras, enganações e traições, e algumas destas traições, podem nos levam a morte. Isso vem daquele instinto animal de preservar o seu lado, prejudicando até aquela pessoa na qual confia muito. Confiança é uma das bases de uma relação amorosa, como também é uma base para uma grande amizade, pois amizade é uma forma de amor. A confiança também é uma moeda de troca de credibilidade, pois ela é preço da credibilidade, e mostra a solidez da pessoa, perante ao seu próximo. Pois mostra que deve confiar nela, como a quem confia a si mesmo, pois será capaz de preservar segredos, em nome de sua amizade.

Como tenho dito, somos cercados o tempo todo por abutres, hienas e contramestres, que tendem a puxar o nosso tapete, e até aqueles os nosso velhos amigos de caminhada, que por algum motivo ou outro, acabam traindo a confiança, trazendo sérios prejuízos para pessoa traída, pois ela conhece os segredos. Daí como eu disse no passado, que quem valoriza um segredo, valoriza a si mesmo. Mas em quem podemos confiar, em quem podemos acreditar nesse mundo, em que devemos confiar praticamente em ninguém? Em primeiro lugar, deve-se confiar em si mesmo, acima de tudo e de todos. Os religiosos podem até afirmar que devemos confiar em Deus, mas tenhamos cuidado com a forma em que Deus é apresentado pelas determinadas religiões, pois podemos estar adorando um deus enganador que promete dar uma mansão na beira do mar e um carro luxuoso, mas que devemos vender tudo que temos, em troca.

Como você pode ver, nem mesmo em religiões devemos confiar, ainda mais em pessoas comuns, que podem se apresentar amigáveis e atraentes, mas em certos momentos, podem cometer atitudes atrozes. Mas viver desconfiando de tudo e todos também não é um bom sinal. Alguns desconfiam até da sua própria sombra, mas não conseguem viver na paz de espírito, pois não confiam nem em si próprios. Para podermos confiar em alguém, confiar em si mesmo, é primordial e fundamental. É uma questão de sabedoria e não de fato. Existem pessoas de caráter, que valorizam muito as palavras compromisso e honra, na qual merecem total confiança, não em palavras vazias, que se perdem ao vento, mas em palavras que se traduzem em atos. Confiando nestas pessoas, poderemos ter uma boa amizade duradoura e mágica.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de