O Barato da Inovação

postado em: Conselhos e Partilhas | 0
Inovação é algo natural. Não deve ser forçada a sair.
Estamos vivendo num mundo, onde as pessoas pedem inovação e criatividade. Vivemos em uma socidade padrão, com suas regras padrão, em que todos são o padrão. Quem pede a inovação (o que não é a maioria), querem sair de um padrão que lhe fora posto, para criar um outro padrão, mas sem se distanciar do padrão anterior. Estes sistemas de padrões de comportamento, independentemente da forma como fora imposta, inibe direta ou indiretamente, as mentes inovadoras.

Para ser inovador, é preciso estar incomodado com a situação. Claro que há muitas pessoas que se incomodam com o sistema vigente, mas não se inovam, pelo contrário, se recolhem pelo conformismo e medo, ou simplesmente, enlouquecem. Quem tentava se inovar, já desiste na primeira bofetada que leva, ou por ouvir conselhos desestimulantes, pois é mais fácil ouvir este tipo de conselho do que o contrário.

Para inovar, é preciso primeiramente vencer o maior iminigo: você próprio. É preciso se livrar das amarras de qualquer dogma ou preconceito. É preciso se perguntar, questionar o porque de tudo isso, e se isso está valendo a pena. Por último, é preciso também ser criativo, descobrir o caminho das pedras. Vencido o iminigo, comece a trocar idéias com as pessoas de sua extrema confiança, mesmo que as estimulem a desistir de tudo, mesmo sendo esta pessoa que irá te entregar a um carrasco. Mas se está na convicção de inovar, vá a luta, mas lembre-se que tem de estar disposto a sacrifícios.

O barato da inovação não está em criar uma coisa nova e sim, em se confrontar com o sistema de padrões sociais. Não para criar um outro padrão (isso não se configura em inovação), e sim para quebrar estes padrões. Mostrar que os padrões são inúteis e só atrasam a evolução. É preciso, acima de tudo, respeitar os diferentes e tratar como iguais.

O outro barato é mostrar quem é você de verdade, e demonstra que tem um caráter independente da vontade alheia. Você é único e não haverá outro igual a você. Seja inovador, mas naturalmente, não porque as pessoas querem, exigem, porque os especialistas comentaram ou só poque leu este texto. Para mim, a inovação é um passo para um homem e um salto para a humanidade, a mesma inovação tem de vir de dentro, como produto de uma boa observação da realidade em que vive.
Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de