A medida em que as cidades vão crescendo e ganhando importância, fica cada vez mais complexo, pois a demanda tende a crescer. Vale lembrar que transporte público é extremamente importante que favorece em outras políticas sociais como a da habitação e da densidade demográfica. Como digo, as necessidades são diferentes para cada cidade, em todos os setores. Claro que para atender essas necessidades, particulares em grandes cidades, é preciso antes de tudo uma boa vontade política, tanto de quem governa, quanto de quem é governado, agindo como verdadeiros administradores e líderes.
O maior de todos eles, seria uma política de habitação, mas esse assunto, eu cheguei a tratar em outros artigos, como verá abaixo em artigos relacionados. O que pode contribuir para uma boa distribuição entre as cidades, é uma boa qualidade de transporte público e não fazer com que os postos de trabalho fiquem concentrados em apenas uma região. Muitos querem morar perto do trabalho, para não ter que percorrer grandes distâncias, mas como se sabe, isso é considerado um privilégio. Portanto, nada como um bom transporte público para compensar essas necessidades do direito de ir e vir, não somente para o trabalho, mas para o lazer, entre outros. A acessibilidade e a facilidade de se locomover, contribuem para a melhor qualidade de vida.
Sim, há muitos que se queixam dos congestionamentos frequentes e diários que chegam a provocar estresses antes mesmo de iniciar o dia de trabalho. Muitos culpam pelo excesso de carros pelas ruas da cidade, mas também deve pensar que os excessos de carros nas ruas, se devem pelo fato de que o transporte público não está sendo abrangente e que precisa sim ser melhorado. Claro que há aqueles que preferem o comodismo de andar de carro, pela liberdade de ir para qualquer lugar, sem depender do barato e as vezes o cansativo transporte público.
Então quer dizer que tem que ter metrô, BRT (conhecidos também como canaletas) e ônibus em todos os bairros da cidade. Sim e não! Tudo deve haver uma necessidade de cada bairro e de cada um. Cada município tem as suas necessidades e a sua demanda. O ideal, é que em todo bairro, tenha um meio de transporte público que possibilite o direito de ir e vir garantido por lei. Seria impensável colocar uma linha de metrô ou um aeroporto, em uma pequena cidade do interior, com cerca de 5 mil habitantes, mas em grandes centros urbanos, é preciso sim, ter planejamento e acima de tudo inteligência, não somente para implantar, mas para gerir também. Com isso, a cidade terá sua maior fluidez e será bem distribuída, contribuindo assim, para qualidade de vida.