Preconceito se Aprende na Escola?

Em pleno século XXI, o preconceito, infelizmente ainda infesta a nossa sociedade, que promove conflitos e revoltas. Vivemos em uma sociedade hipócrita, onde todos os dias somos obrigados a competir para ver quem é o melhor o quem é o pior, para termos o prazer de humilhar e pisar. Eu disse uma vez que nenhum de nós somos predestinados a uma coisa e na verdade, nós somos os senhores do destino.


A criança até ter uma vida social ativa, ela só tem a sua casa e a sua família como seu pequeno mundo. E como todos se sabem, a vida socialmente ativa de uma criança se inicia quando ela começa a frequentar uma escola ou uma creche. A época escolar de um individuo é tão importante que é capaz de moldar a personalidade e definir o seu futuro na sua vida adulta. Portanto, ela pode ser bastante importante, mas nem tudo são flores na época escolar. Muitos alunos e alunas estão sujeitos a ações bastante desagradáveis dos seus colegas, ao ponto de serem agredidos moralmente e fisicamente pelos mesmos.


Preconceitos na escola veem de diversos pontos de relacionamento, seja pelos colegas, seja pelos professores, seja pela direção da escola ou até mesmo pelos pais dos alunos. E eles são de diversos tipos: seja racial, pela classe social, por sexo, pela orientação sexual e até mesmo por certos traços de personalidade e seu estilo.

Na minha opinião, não creio que o preconceito se aprende na escola. A criança leva o preconceito para escola a partir da educação de seus pais. É na escola que isso é refinado e melhorado. Em caso de crianças que não aprenderam o preconceito em suas casas, muitas acabaram tendo de aprender, para não se sentirem excluídas ou humilhadas pelos seus colegas. 
Então caberá a escola promover o companherismo e o ambiente de cordialidade entre seus colegas e combater qualquer tipo de agressão moral ou física dentro de seus estabelecimentos, seja por parte dos alunos, seja por parte dos professores. E quanto aos pais, basta educar os seus filhos para que estes não sejam preconceituosos. Assim. Todos nós trabalharemos juntos para se construir uma sociedade melhor.

Veja mais:

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de