Sobre a Prouni

Com Prouni, filho de pedreiro também vira doutor. E o Brasil aplaude com louvor.
Com Prouni, filho de pedreiro também vira doutor. E o Brasil aplaude com louvor.

A Prouni tem sido uma ferramenta muito importante para a democratização do Ensino Superior no Brasil. Isso também contribuiu bastante para reduzir a desigualdade social e aumentar os consideráveis índices sobre educação. O programa, na minha opinião, é uma verdadeira evolução da chamada “ações afirmativas”, criado originalmente nos Estados Unidos, numa época turbulenta, onde negros e brancos não podiam ocupar o mesmo espaço. Mas hoje as coisas mudaram. O preconceito não está diretamente ligado à raça, e sim, à condição econômica-financeira. O preconceito racial está implícito junto a preconceito financeiro, pois criou-se um paradigma de que todo negro é pobre.

 

Por muito tempo, o Brasil praticamente vivia uma sociedade de castas, onde muitos deveriam se contentar com a sua condição de pobreza e miséria, sem se preocupar com um futuro, onde é possível estudar nas universidades e ter um bom emprego, digno e respeitoso. A universidade, que antes era exclusiva para os mais privilegiados, agora pertence a todos e isso mudou drasticamente a sociedade, dando oportunidade iguais para profissionais oriundas de qualquer classe social. O Prouni foi uma ferramenta fundamental e importante para o crescimento do país, pois aumenta a mão de obra qualificada, dando poder ao Brasil de criar e exportar a tecnologia.

 

A respeito do mérito e a qualidade de ensino, vale ressaltar que é importante investir bastante na qualidade das mesmas, especialmente na educação básica, para que o aluno tenha uma boa colocação nas universidades e posteriormente, no mercado de trabalho. E investindo na educação, dando oportunidades para todos, veremos um país crescente, se tornando uma grande nação. Tendo um programa como esse, não necessitamos do sistema de cotas, pois o sistema de cotas é um paradigma ultrapassado.  A Prouni não é o sistema de cotas, pois é uma ferramenta para o aluno poder entrar em uma universidade, mas ele concorre igualmente com todos, no vestibular, durante os cursos de graduação e também no mercado de trabalho. O fato do filho de pedreiro poder se tornar um doutor, já é considerado um grande salto para a sociedade brasileira.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de