A Depressão é Uma Questão de Saúde Pública

postado em: Governo, Saúde | 1
Em um governo sério, a depressão, que tira tantas pessoas de seus postos de trabalho, não deve ser jamais ignorada.
Em um governo sério, a depressão, que tira tantas pessoas de seus postos de trabalho, não deve ser jamais ignorada.

Muitos tem problemas com a depressão e isso é verdade, assim como eu, e pode ser você mesmo, que está lendo, que tem passado por isso e ainda passam por este problema. E acha que isso está causando problemas em nossa sociedade? Claro que sim! E o pior de tudo isso, esta questão de saúde pública está sendo ignorado pelas autoridades em saúde pública e pelos governantes, especialmente da administração pública. Isso porque a depressão se tornou uma das maiores causas de afastamento de trabalho, no mercado de trabalho, em geral, chegando a ser a principal causa entre os servidores públicos. E isso, causa muitos prejuízos nas empresas e como isso provoca, e isso vai muito além: muitos talentos se tornam perdidos e desperdiçados, por conta desse mal do milênio que a chamamos de depressão, que atinge cerca de 7% de toda população do planeta.

remedioEsse quadro preocupador parece não chamar mesmo as autoridades, pelos mesmos, o que nos leva a crer que estas mesmas autoridades estão fadadas aos preconceitos a respeito da depressão, ou dependendo do caso, estas autoridades não ligam muito para investimento pela saúde, priorizando o pão e o circo. Em um governo sério, que investe seriamente na saúde da população, é claro que a depressão jamais seria ignorada. Um governo sério poderia fazer campanhas de prevenção da mesma forma que é feita para doenças sexualmente transmissíveis e alcoolismo, por exemplo. Haveria uma infraestrutura básica nas unidades de saúde o suficiente para prover as pessoas que sofrem da depressão e que não sejam afastadas ou marginalizadas pela sociedade, nem muito menos pela sua família e no seu círculo social. Além disso, é preciso sim, trabalhos de prevenção, seja em empresas, organizações, comunidades religiosas, clubes, entre outros.

Ao contrário do que se parece, depressão e transtorno bipolar não é uma modinha, como muitos julgam pelas redes sociais, muito menos frescura de pessoa que quer se fazer de vítima ou pobre coitado, é um transtorno que nasce da mente, que vai afetando fisicamente todo o corpo, fazendo com que o mesmo tenha diversos sintomas dolorosos, até mesmo imunidade baixa, abrindo portas para outras doenças. E o tratamento é feito através de consultas com psicólogo, psiquiatra, exames médicos e medicamentos, até que a pessoa se livre da depressão e consiga se livrar mais uma vez desse grande peso que parece não ter fim nas suas costas. Vale lembrar que estes tratamentos, normalmente são muito caros e onerosos, e nem todos tem condições de custear o tratamento para depressão, chegando a ser ainda mais crítico, para as classes menos favorecidas. Os altos preços dos medicamentos para depressão e até mesmo a dificuldade de marcar um psicólogo ou psiquiatra na rede pública e também na rede privada, por um preço mais em conta, torna cada vez mais difícil para o paciente com depressão, ou seja, a pessoa acaba ficando mais angustiado e desesperado, por não conseguir o tratamento desejado.

angustiaAo contrário do que muitos brincam, venho dizer que a depressão não é nenhuma brincadeira ela é tão séria que pode levar à morte. Familiares, amigos e colegas de pessoas que sofrem com depressão devem estar atentos quanto a isso, dando apoio necessário para poder superar o problema. Tenho ressaltado sobre a importância do trabalho das autoridades, mas não depende apenas deles para que a depressão seja controlada e reduzida no meio social. Cheguei a falar da importância dos grupos sociais, que incluem igrejas e clubes, para que isso seja combatido com seriedade, sem sensacionalismo, sem fanatismo. É bom ter sempre em mente que uma pessoa com depressão se sente muito fragilizada, e motivos, são diversos, levando cada caso, um caso.

Por fim, é bom lembrar que a depressão nos mundo de hoje está tão ampla que chega a afetar todas as idades. Acredito que essa onda e pandemia que atinge em todas as partes do globo terrestre não seja para menos: estamos vivendo numa sociedade em transformação e nem todos estão prontos para a mudança. Isso sem falar da constante correria do dia a dia, estresse e da sociedade dos egos inflados que dominam em nosso meio, fazendo com que as pessoas se sintam “necessitadas” em serem melhores que todos os outros. Tratar de uma depressão, não deve ser apenas restrita a uma visão simples de cada indivíduo, mas em todo meio social, porque o homem é um ser social e dificilmente age sozinho.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de