Como Ajudar Uma Pessoa Com Depressão?

Dizem por ai que a depressão é um grande fortalecedor de caráter, mas lembre-se: por mais que dependa somente dele para vencer a depressão, ele necessita de apoio e de ajuda.
Dizem por ai que a depressão é um grande fortalecedor de caráter, mas lembre-se: por mais que dependa somente dele para vencer a depressão, ele necessita de apoio e de ajuda.

A depressão é uma doença (sim, é uma doença) que praticamente debilita emocionalmente uma pessoa, fazendo com que a pessoa não tenha ânimo para nada, nem mesmo para levantar-se da cama. Esse sofrimento, essa aflição atinge não somente a pessoa que sofre de depressão, mas a todas pessoas próximas como familiares, amigos, entes queridos, a ponto das pessoas acabem se afastando sistematicamente do depressivo, levando a um isolamento social, o que mais piora do que ajuda.

desabafosUma pessoa que sofre depressão, é uma pessoa extremamente necessitada de ajuda, não somente dos profissionais indicados, como também das mesmas pessoas que são verdadeiramente próximas. Uma pessoa que sofre de depressão precisa ter certeza de quem ele pode contar nos momentos mais difíceis, pois um amigo, um companheiro, ou uma pessoa confiável e confidente é uma atividade muito complicada, mesmo dentro da sua própria família. As pessoas infelizmente prefere julgar o que não se conhece e zombar dos que sofrem, fazendo seu papel de juízes e carrascos. Escrevo este texto para você que ama mesmo uma pessoa com depressão e até mesmo para a própria pessoa que sofre de depressão, pois a primeira pessoa quem deve ajudar, é ela própria. Aqui vamos listar passos para ajudar uma pessoa com depressão, até mesmo a sair dela.

Abdique os Preconceitos e se Informe Sobre a Depressão

Young female lying on floor in living room and reading book --- Image by © Matthias Tunger/Corbis

O primeiro passo para ajudar o amigo ou a pessoa amada que sofre de pressão é abdicar todos os preconceitos a respeito da depressão. É preciso entender que a depressão não é uma mera frescura do portador da doença, a pessoa não tem depressão porque ela quer ou não está se esforçando. Por outro lado, não devemos fazer o papel de juízes, julgando as escolhas que ele fez na vida ou no passado, muito menos forçando a pessoa a seguir uma determinada religião ou uma crença. Sair para uma festa e beber até o fígado não aguentar mais, não é uma solução que ele realmente procura, pelo contrario, trás outros problemas como problemas hepáticos, alcoolismo e até acidentes de trânsito, piorando ainda mais a situação.

Ofender e xingar uma pessoa com depressão não vai ajudar em nada, pois aliás, desde quando ofensa ou xingamento ajuda em algo? Agressão verbal jamais ajudará a ninguém, mesmo que a pessoa não tenha nenhum sintoma da depressão. Às vezes a pessoa está com depressão, por ela mesma receber centenas de agressões verbais todos os dias, seja em casa, no trabalho, em círculos sociais, entre outros. Cada ofensa pessoal equivale a uma pedra que você atira contra a pessoa. Pra que então piorar as coisas? Você não vai consertar um telhado de uma casa, atirando pedras no mesmo.

livroPor fim, é preciso se informar e estudar sobre depressão, por mais que você conheça a pessoa há anos, ou conheça a mesma desde que nasceu, antes de tudo isso acontecer na vida dela. A pessoa que sofre de depressão tem a ciência de que está encarando uma batalha interna contra si mesmo tempo todo, para não ter que se entregar ao suicídio. Existem vários sites que possam informar sobre a depressão e até mesmo a Wikipédia pode ajudar a compreender melhor a situação. Fontes para entender melhor o problema é que não falta, bastando apenas dar uma boa pesquisada no Google. Eu mesmo tive de pesquisar e muito sobre o assunto para poder escrever uma série de artigos sobre a depressão, o que inclusive, pode ser uma boa fonte para compreensão do problema.

É preciso compreender que você não tem o poder de curar a pessoa da depressão, pois a cura vem em primeiro lugar, da própria pessoa que sofre a depressão. Quando você convive com a pessoa com depressão, você está sujeito a lidar com oscilações emocionais, ou seja, é cheia de altos e baixos, podendo a pessoa estar triste ou com raiva sem nenhum motivo aparente.

Use a Compreensão e o Bom Senso

companheirismoDa mesma forma que é preciso se libertar das amarras do preconceito, é preciso também ser compreensão e amigo sobre quem passa por depressão. Uma pessoa com depressão, geralmente deve achar sobre si que está cercada e rodeada de juízes que a querem condenar e a deixar à margem da sociedade, e na maioria das vezes, isso é fato verídico. O que você deve fazer não assumir o papel de juiz, mas de um amigo. Você não tem que ficar apontando o dedo para os defeitos, como se a pessoa deve ser condenada pelo simples fato de sofrer a depressão. Você jamais deve subestimar o caráter limitador da depressão, pois ela tem um poder que degrada violentamente o emocional de uma pessoa.

Não significa que você deve ser submisso aos caprichos de uma pessoa com depressão, não é isso, mas você tem que demonstrar o quanto a pessoa é importante para alguém, especialmente no combate contra a depressão. Eu sei que esta parte não é fácil, pois isso depende de cada um. Quando uma pessoa está em depressão muito profunda, ela procura se isolar de todos, procurando ter contato nenhum e inclusive, repudiando qualquer pessoa que tente ter qualquer tipo de contato. Neste caso, é importante mostra-se que você e uma pessoa que vem com intuito de ajudar, jamais de trazer algum prejuízo a pessoa. Além disso, é importante observar hábitos e costumes de uma pessoa que sofre de depressão, até mesmo para utilizar palavras certas no momento certo.

Não Force à Nada

confiançaComo amigo, companheiro ou familiar, você pode estimular a pessoa a fazer coisas melhores ou até mesmo convidar a participar de eventos ou em grupos religiosos, como igrejas, por exemplo, para a pessoa praticar a sua fé. Você pode fazer isso, sem cair no pecado do preconceito, mas jamais deve fazer isso com força. Pode parecer muito frustrante quando a pessoa se recusa a sair da fossa em que se encontra, mas isso não deve ser nenhum motivo para que isso seja forçado, nem mesmo demonstrar o seu sentimento de frustração, fazendo com que ele se sinta pior do que ele já está.

Eu entendo que a tendência de uma pessoa que sofre de depressão é de ficar na cama e nunca mais sair de lá, mas isso não deve ser um motivo para criar crises de relacionamento ou até mesmo de se afastar da pessoa que pretende ajudar. Creio que a tendência da pessoa é não sentir prazer por nada pelo que gosta, mesmo àquilo que fazia a pessoa sentir-se muito feliz no passado. Mesmo assim, não force nada. Conviver com uma pessoa que sofre de depressão é um exercício de muita, mas de muita paciência.

Não Se Afaste, Seja Companheiro

ombro-de-amigaPor mais que a depressão da pessoa se mostre insuportável até para as pessoas mais próximas, procure não se afastar. Sei que há momentos em que é necessário fazer com que a pessoa “acorde pra vida”, por mais que pareçam que a pessoa queira simplesmente mergulhar no precipício e nunca mais volta. As pessoas que sofrem de depressão, desejam muito de uma boa companhia, são extremamente sensíveis, ou seja, uma simples palavra pode colocar toda a autoestima da pessoa no fundo do poço.

A pessoa que sofre depressão gosta muito de ser procurada e se sentir importante para alguém, assim como qualquer pessoa normal, independente de ter depressão ou não. Lembre-se que a maior causa da depressão na sociedade, tem a ver com o isolamento social, ou seja, a pessoa não consegue se entrosar em nenhum grupo de amigos, nem mesmo dentro da família, que se mostra totalmente desunida. Então, seja a luz na vida da pessoa, em meio a escuridão de pessoas vazias e egoístas. Os depressivos são conhecidos como filósofos naturais e o depressivo não gosta de sobrecarregar ninguém.

Tenha em mente de que o depressivo está lutando constantemente contra a sua doença e gosta de uma boa oportunidade para dar risadas e se divertir e acima de tudo, devem ser tratados com maior respeito. Não a vejam como se o depressivo for uma pessoa quebrada ou com defeito, jamais veja dessa forma. Uma pessoa com depressão tem uma capacidade incrível de dar e receber o amor, de uma forma até melhor do que as pessoas que não sofrem de depressão, gostam de aprender como funciona a vida. Eles são capazes de coisas incríveis, basta simplesmente mostrar isso a ele, por mais que a depressão tente mostrar o contrário.

Conclusão

Ajudar a pessoa a superar a depressão, por mais que seja difícil, árduo e até mesmo doloroso, pode no final se tornar compensador, pois é um grane ato de caridade. A pessoa com depressão precisa acima de tudo, um apoio, muito mais do que críticas. O depressivo quer um companheiro, não um juiz. É preciso parar de ficar julgando e criticando a pessoa que sofre de depressão e passar a dar apoio a pessoa, é preciso acima de tudo, mostrar o caminho e a luz.

Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedInShare on VKShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone
Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de