Depressão: Uma Luta, Uma Batalha

Conheça a série do Baú do Valentim para superação da depressão

Olá, meu caro visitante, me chamo Fábio Valentim, criador e editor-chefe do Baú do Valentim. Estou compartilhando um pouco com vocês um pouco da minha luta diária que escrevi sobre a depressão. Não pense que foi fácil superar essa maldita doença que atormenta a minha vida, da mesma forma que não está sendo fácil para você também que está acessando este blog, em busca de formas para superar a tal doença. Tanto eu, quanto você, estamos neste duro e até mesmo mortal combate contra nós mesmos, um combate da nossa vida.

Quando eu fui diagnosticado com a doença em meados de 2012, a sensação é que o mundo tinha acabado em minha vida e creio que isso acabou sendo uma das lições mais caras em toda a minha vida. Primeiramente, não foi nada fácil aceitar que eu possa ter essa doença, mas não foi nada fácil isso e desde então estou na luta contra ela e superando dia a após dia. Graças a essa luta decidi lutar pelo amor, não me entregar ao mais profundo do precipício, a qual muitas vezes tive vontade de fazer isso. Hoje decidi viver pelos meus filhos e por algo mais importante em minha vida, na qual acredito fielmente.

Decidi escrever esta série, pois quem me conhece pessoalmente, sabe muito bem que a minha maior terapia e meu tratamento para a depressão, está na minha escrita, pois a escrita é a minha terapia. Então eu comecei a compartilhar um pouco sobre a depressão, e desmistificar um pouco sobre a doença, tirando todo o véu do preconceito, que infelizmente tapa a vista de muitas pessoas, até mesmo de familiares.

Por outro lado, caso você não esteja sofrendo da depressão, provavelmente deve ter um parente, amigo ou conhecido que passa pelo problema. Não se entregue ao aval do preconceito, sem levar para o lado pejorativo. Esteja sempre aberto para ajudar a quem precisa, pois isso é princípio da caridade, para fazer um mundo melhor. Aqui passo as informações sobre a depressão e uma série de textos que provavelmente não terá fim. Lembrando que não sou profissional da área de psicologia e psiquiatria, sou apenas um paciente disposto a ajudar a quem precisa.

Fatos Sobre a Depressão

O Que é Depressão?
Causas da Depressão
Sintomas
Tratamento
Curiosidades

Músicas Para Relaxar

Para ajudar no combate à depressão

Uma das melhores formas de combater a depressão, é praticando a meditação, que é um constante exercício que convida a melhorar o estilo de vida. A música de fundo, geralmente com sons da natureza, ajuda a aprofundar ainda mais a meditação, para em si, encontrar o sentido para sua vida.

123456789101112

Postagens Principais

Minha Depressão, Minha Luta
No primeiro texto da série, eu começo a expor a dificuldade minha e de cada um de nós na luta contra a depressão.
Preconceitos e Depreciações Que Ouvi Sobre Depressão
Lista de preconceitos e depreciações mais conhecidas de pessoas que não sabem lidar com a depressão.
A Depressão é Uma Questão de Saúde Pública
A depressão está tomando proporcões ainda mais preocupantes na sociedade. Em um governo sério, a depressão, que tira tantas pessoas de seus postos de trabalho, a depressão não deve ser jamais ignorada.
Geração Rivotril
Somos os filhos da revolução, somos burgueses sem religião, somos o futuro da nação. Geração Rivotril!
Depressão e o Mercado de Trabalho
A depressão é uma das doenças que mais afastam pessoas de seus postos de trabalho em todo o mundo. O que fazer para reverter o quadro?
Depressão e Religião
Religião é nada mais que uma religação, o contato entre o homem e o divino, ou seja, a ligação entre o homem e Deus ou qualquer outra divindade que a respectiva religião professa. Como a fé e a religião pode nos levar a libertação da alma dominada pela depressão?
Depressão na Infância e na Adolescência
Infância é sinônimo de alegria e energia, mas a depressão pode estar presente nela. Por que isso acontece?
O Suicídio
Quando uma pessoa pensa em cometer um suicídio, não significa que ela não tem mais amor à vida, significa que ela não está mais suportando a dor com que ela está passando.
O Papel do Psicólogo na Depressão e Outros Transtornos Afetivos
Sempre vamos precisar de uma mão para nos auxiliar a levantar da fossa emocional em que encontramos. O psicólogo pode ser o melhor caminho, na maioria dos casos.
Como Ajudar Uma Pessoa Com Depressão?
Dizem por ai que a depressão é um grande fortalecedor de caráter, mas lembre-se: por mais que dependa somente dele para vencer a depressão, ele necessita de apoio e de ajuda.
Redes Sociais, Jogos, Vícios e Depressão
É legal, é divertido, mas pode ser muito perigoso, se não soubermos controlar os nossos impulsos.
A Cura da Depressão
O grande segredo da cura é nada mais nada menos do que melhorar o seu autoestima, melhorar a paz interior e por fim, estar em busca do seu sentido da vida e manter o foco nela.

Compartilhe com os amigos

Videos sobre a depressão

Videos complementares do assunto de estudo e motivação para superação e ajuda.

123456789101112

Textos Complementares

Textos complementares para entender melhor a depressão, o que inclui estudos, observação e depoimentos

Comunidades

Conheça as comunidades que podem te ajudar na depressão. Você não está sozinho

Os links listados acima, podem ser alterados a qualquer momento. Se você tiver alguma sugestão para adicionar, ou sobre qualquer outro conteúdo nesta página favor entrar em contato.